sexta-feira, 8 de março de 2019

Uma pesquisa feita com foliões que frequentaram o Carnaval de Todos em São Luís mostra que a festa foi aprovada por 91% dos entrevistados. O levantamento realizado pelo Instituto Interpreta, a pedido do Governo Maranhão, foi divulgado nesta quinta-feira (7)

A pesquisa foi feita no Circuito Beira Mar, nos dias 3, 4 e 5 de março, com 600 pessoas. A margem de erro é de 4 pontos porcentuais.

Questionados se aprovam ou não o Carnaval em São Luís, 91% disseram que sim. Ou seja, nove em cada dez pessoas. Outros 6% disseram não aprovar. E 3% não souberam responder.

“Foi o melhor Carnaval do Maranhão. Colocamos como um dos maiores carnavais do Brasil. O Circuito Beira Mar se consolidou, entre outros locais já tradicionais, como a Madre Deus. Entramos no roteiro nacional do Carnaval”, disse o secretário de Cultura do Estado, Diego Galdino, durante a apresentação da pesquisa.

Policiamento


A pesquisa também avaliou a questão da segurança. Do total de entrevistados, 84,5% classificaram o policiamento como ótimo ou bom. A fatia de ótimo foi de 54%. A de bom, de 30,5%.

Para 13%, o policiamento foi regular. A fatia de ruim foi de 0,83; e a de péssimo, 1,5%.

De acordo com Rodrigo Lago, secretário de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), a consolidação do Carnaval maranhense está relacionada aos investimentos em segurança.

“Foi um Carnaval muito seguro. Marcou a consolidação do Circuito Beira Mar. Os investimentos em segurança feitos desde 2015 trouxeram um resultado muito positivo para o Carnaval deste ano. Até pouco tempo atrás, São Luís integrava a lista das 50 cidades mais perigosas do mundo”, disse.

Retorno

O Instituto Interpreta mediu ainda a intenção de os turistas de outros Estados voltarem a São Luís. Cem por cento deles disseram que pretendem retornar à capital maranhense.

Para o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, “esses números demonstram que o Governo do Maranhão caminha num sentido muito positivo e que devemos concentrar esforços para melhorar ainda mais as estatísticas”.

Investimentos e turismo

Na entrevista coletiva para tratar da pesquisa, os secretários também divulgaram números sobre os investimentos no Carnaval de Todos. A festa foi feita pelo Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís, com o apoio cultural do Grupo Mateus.

Foram investidos R$ 11 milhões em estrutura, pessoal e apresentações. No total, foram mais de 260 atrações, entre blocos tradicionais, alternativos, turmas de samba, tambor de crioula e shows, com predomínio de artistas locais, selecionados mediante credenciamento, processo transparente e democrático de contratação artística.

Cerca de 500 mil pessoas passaram pelos circuitos oficiais da festa em São Luís: Beira Mar, Madre Deus, Ceprama e Lagoa.

Rede hoteleira

A ocupação hoteleira ficou em 73% em São Luís, 23 pontos acima que no mesmo período do ano passado. Em Barreirinhas, ficou em torno de 80%.

Acessibilidade

O Carnaval de Todos também garantiu acessibilidade: área coberta com vista privilegiada para as atrações reservada para cadeirantes na Beira Mar e no Ceprama; intérprete de libras na Beira Mar e Ceprama; banheiros químicos adaptados em todos os circuitos; assentos preferenciais para idosos, pessoas com mobilidade reduzida e surdos nas arquibancadas do circuito Beira Mar.

O Projeto Travessia levou mais de 150 cadeirantes aos circuitos de folia nos cinco dias de carnaval em São Luís.

Fonte: ma.gov.br 

0 comentários:

Postar um comentário