sexta-feira, 15 de março de 2019

O deputado Federal Bira do Pindaré (PSB) foi escolhido, nesta quarta-feira (13), para compor a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília. A indicação foi feita pela experiência e envolvimento que ele tem na área. Bira é professor com mestrado em políticas públicas e foi secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do primeiro governo de Flávio Dino (PCdoB). O parlamentar vai integrar também as Comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e de Direitos Humanos e Minorias, nestas duas na qualidade de suplente.

Durante a instalação da Comissão de Educação, ele frisou o entusiasmo de continuar a luta pela efetividade de uma educação pública, gratuita e de qualidade para todas e todos os brasileiros. Na oportunidade, ele lembrou que a pasta é uma prioridade que está no discurso da maioria dos políticos, e que, agora, precisa se tornar, de fato, uma prática de excelência, acessível a todas as pessoas.

O deputado citou, como exemplo, a gestão do governador Flávio Dino (PCdoB) na qualificação da educação pública do Maranhão. Bira do Pindaré foi secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação do primeiro governo de Dino e deixou um legado bastante positivo. Coordenou a implantação da Rede de Educação Profissional com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).


Ele foi responsável também por coordenar a implantação de programas como o Cidadão do Mundo, que beneficia jovens com a oportunidade de fazer intercâmbios internacionais pagos pelo Governo do estado; o Aulões Gratuitos do Enem, que oferece aulas preparatórias para as provas do Enem com professores especializados. Este segundo foi pensado como forma de democratizar o acesso à Ensino Superior, ampliando o leque de oportunidades.

Bira do Pindaré destacou, inclusive, a atenção que precisa ser dada às matérias de incentivo ao fortalecimento das universidades públicas e pela democratização do acesso ao ensino superior. Lutas que marcaram a trajetória do deputado na Assembleia Legislativa do Maranhão. Na época, junto a outros deputados estaduais, lutou pela bonificação nas notas do Enem para estudantes maranhenses e apoiou a criação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

O parlamentar, ainda na reunião de instalação da Comissão de Educação, cumprimentou o presidente eleito, deputado Pedro Cunha Lima (PSDB/PB), e destacou o papel importante que o deputado Danilo Cabral (PSB/PE) cumpriu na presidência dos trabalhos da referida Comissão.

0 comentários:

Postar um comentário