sexta-feira, 8 de março de 2019
O Sebrae tem sido um aliado dos empresários do setor e tem prestado consultorias para que os destinos se tornem mais atrativos e seguros


Como agente de fortalecimento da atividade turística nos territórios do estado, o Sebrae Maranhão, tem sido um forte aliado dos municípios, formalizando empreendedores ligados ao setor, apontando e discutindo demandas de políticas públicas necessárias para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento do turismo e fortalecendo o sistema de regionalização criado pelo governo federal, além de atender aos empresários do trade, prestando consultorias para adequação das atividades já realizadas às regras de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT),  para que possam oferecer um serviço de maior qualidade ao turista, com foco principal na segurança, bem como contribuindo para a implementação de novos roteiros, proporcionando maior diversidade nos portfólios de produtos ofertados.

A exemplo disso, recentemente, foi concluído o trabalho de consultoria de acesso a mercado, formatação e aprimoramento de produto, demandado pela empresa Rancho das Estrelas, que atua na região da Chapada das Mesas com prestação de serviços em hospedagem e receptivo de turistas, guiando-os aos atrativos. A demanda feita ao Sebrae consistiu na formatação dos roteiros já existentes, que inclui atividades de caminhadas, e criação de um novo produto, que será a disponibilidade de técnicas verticais, popularmente conhecidas como rapel e cachoeirismo. Ao total foram 120 horas de consultoria prestada. 


Atualmente, no ramo do turismo de aventura, a empresa conduz turistas para alguns passeios de visitação à atrativos no Polo Chapada das Mesas, principalmente Carolina, Riachão e agora Fortaleza dos Nogueiras. “Com o novo produto, a partir de agora o turista que optar por esses passeios, também terá à sua disposição a prática de técnicas verticais, considerando todas as normas de segurança”, afirma o empresário Neuton Coelho. 

Durante a visita técnica, que compõe o processo de consultoria prestada pelo Sebrae, foram realizados testes em dois pontos turísticos, Cachoeira de São Romão, que fica dentro do Parque Chapada das Mesas e Cachoeira do Macapá, que fica na divisa dos municípios de Balsas, Nova Colinas e Fortaleza dos Nogueiras, sendo seu acesso mais comum por Fortaleza dos Nogueiras. 


Esta é a 4ª empresa dentro do trade da região que foi atendida pelo Sebrae e que por meio de consultoria adequou suas atividades turísticas dentro das normas da ABNT e criou novos roteiros. O trabalho foi iniciado em 2018, e além de Rancho das Estrelas, a instituição já atendeu às empresas Poço Azul, Pedra Caída e Torre da Lua. 

 “Quando o Sebrae fez o atendimento da última consultoria em sistema de gestão de segurança, nós orientamos a implantação do sistema na empresa Pedra Caída. A Rancho das Estrelas, participou como convidada por ser uma das empresas que conduz turistas para esse roteiro e então, esse ano, o empresário Neuton buscou o apoio do Sebrae e nos demandou para prestar essa consultoria para a formatação de um novo produto nas cachoeiras e assim além de implantar medidas de segurança ao seus serviços, também diversificar a atividades dentro de seu produto de visitação. Vale ressaltar que as demais empresas onde já realizamos esse tipo de consultoria, todas elas incluíram novos produtos a seus atrativos, o que é extremamente positivo, considerado que este será inclusive um dos novos indicadores para que um município permaneça no Mapa do Turismo Brasileiro”, afirma a gestora de projetos do Sebrae, Sandra Barcelos. 

Fotos/créditos: Jackson Agamenon

0 comentários:

Postar um comentário