quarta-feira, 27 de março de 2019

Gabriel Silva, 24 anos, não se conteve de tanta emoção e felicidade. Ele foi um dos nove sorteados com cursos de inglês no exterior durante a 7ª Feira de Intercâmbio da Via Mundo, realizada no último sábado. Foram mais de 12 horas de troca de informações entre os interessados na experiência de conhecer novas culturas, oportunidades e aprender uma nova língua com mais de 30 representantes de  instituições no exterior. A atividade coloca São Luís como referencial do Norte/ Nordeste para negócios de internacionalização, além de consolidar projetos de inclusão social como o IEMA no Mundo e o Cidadão do Mundo, direcionados aos alunos oriundos de escolas públicas do Maranhão. 

Assim como Gabriel, outros estudantes, de escolas públicas, também foram sorteados para aumentar os conhecimentos de inglês na cidade do cabo, Manchester, Newcaslte, Bristol, Aberdeen,  Malta, San Diego e Toronto; e os conhecimentos de francês em Quebec. “Me organizei durante dois anos para o primeiro intercâmbio na Inglaterra pela International House, que será em novembro desse ano. Vim para Feira para levantar ainda mais informações e sou sorteado para uma viagem em Malta! São oportunidades imperdíveis!”, enfatizou.  O estudante Matheus Martins do IEMA também foi outro sorteado para uma experiência na cidade do Cabo na África do Sul. 


São 20 anos de trabalho que consolidou São Luís como uma referencia em proporcionar experiências de intercâmbio cultural tanto para os estrangeiros como para os alunos  que seguem para o exterior. “Chegamos a ter cerca de cem estudantes estrangeiros em São Luís em uma experiência cultural maravilhosa”, enfatizou Antonio Bacelar, diretor da Via Mundo. A experiência da Via Mundo em trazer alunos estrangeiros foi compartilhada com outras agências no eixo Rio/São Paulo. “A equipe é muito qualificada, os relacionamentos com as agências estrangeiras é essencial e a realização dessa Feira consolida ainda mais o nosso trabalho”, enfatizou. 

Para Maria Barreto, diretora de Marketing da International House, que trabalha com pacotes para África do Sul e Newcastle,  a feira é uma experiência maravilhosa.  O público é diferenciado com oportunidades de mostrar como podemos organizar os programas para os interessados. “É uma feira movimentada e alegre, as pessoas se envolvem e uma oportunidade para mostrar o diferencia dos destinos”, enfatizou.


Para Júnior Corana, da Enforex e Don Quijote, líder mundial em proporcionar experiências de intercâmbio na língua espanhola com mais de 40 destinos entre a Espanha e a América Latina, a feira é uma grade abertura para novas experiências e negócios. “Os participantes nos procuram com objetivos já definidos e aproveitamos para tirar todas as dúvidas. Estamos de braços abertos e prontos junto com a Via Mundo orientá-los nessa experiência do intercâmbio.

Programas 

Entre as 28 palestras realizadas durante as 12h de Feira, as primeiras apresentaram os projetos de acessibilidade aos programas de intercâmbio do Governo do Estado, desenvolvidos com a consultoria e apoio da Via Mundo. Os responsáveis pelos projetos, Fabiana Moura, assessora de Relações Internacionais da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e Jhonatan Almada, reitor do IEMA falaram sobre os resultados do IEMA no Mundo e Cidadão no Mundo. 

O IEMA no mundo oportuniza intercâmbio internacional aos estudantes desta rede, consistindo em um período de High School no exterior. A participação dos estudantes  amplia seu background cultural, propicia o domínio funcional de uma língua estrangeira, fortalece e enriquece seu currículo escolar, e contribui para seu melhor desempenho acadêmico. A experiência tem duração o Iema no mundo tem duração de 1 semestre letivo. Já o Cidadão do Mundo e o Estágio Internacional proporciona o aprimoramento do idioma inglês, francês e espanhol para jovens universitários com idade entre 18 e 24 anos, que sejam egressos de escolas públicas.  O estágio internacional tem duração de 40 dias a 12 semanas.

0 comentários:

Postar um comentário