quinta-feira, 25 de abril de 2019
E mostra o poder de transformação do saneamento.


Série de vídeos produzidos apresenta pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo acesso ao tratamento de água e de esgoto

Em comemoração aos dois anos de atuação em Paço do Lumiar e São José de Ribamar, completados em 25 de abril, a BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento básico do país, lança uma série de minidocumentários que mostra o poder de transformação do saneamento básico.

A série, que está disponível no endereço brkambiental.com.br/transformacao conta com sete vídeos que mostram como o acesso ao tratamento de água e esgoto ajuda a reescrever a história de pessoas Brasil afora. Com base em questões relacionadas à saúde, educação, geração de emprego e renda, meio ambiente e esporte, os filmes relatam as histórias de moradores das cidades de Macaé (RJ), Paço do Lumiar (MA), Natividade (TO), Uruguaiana (RS), Xinguara (PA), Cachoeiro do Itapemirim (ES) e Blumenau (SC).


Representando o Maranhão na série de vídeos, Francisco Aguiar, morador do Maiobão, é um dos protagonistas da série. Francisco foi impactado pelo saneamento por diferentes ângulos: vivenciou a época em que era preciso sair para buscar água para abastecer a casa, vislumbrou a oportunidade de mudar de vida com um curso de encanador oferecido pela concessionária e hoje trabalha na área de saneamento transformando também a vida de outras pessoas. “Quando faço uma ligação de água na casa de um cliente, me sinto realizado. Sei que ele não vai passar o mesmo sufoco que os avós e os pais dele provavelmente passaram com a falta de água”, diz Francisco.

“Atualmente, 100 milhões de brasileiros não têm acesso ao tratamento de esgoto e 35 milhões não recebem água tratada, o que ocasiona problemas graves de saúde na população, além de prejudicar diversos outros aspectos socioeconômicos. A história de Francisco é o que mais nos estimula a continuar levando saneamento básico para quem não tem acesso a este serviço essencial”, diz José Mário Ribeiro, diretor da BRK Ambiental no Maranhão.

Histórias de transformação


Além da história de Francisco, outros vídeos apresentam pessoas que também vivenciaram grandes mudanças após a chegada do saneamento básico, como a Dona Naninha, personagem famosa pelo biscoito Amor Perfeito, um símbolo na cidade de Natividade, no Tocantins, que teve a qualidade da produção dos biscoitos garantida com a chegada do saneamento, garantindo a ampliação de renda da família e das ofertas de empregos; Daniel de Oliveira, ultramaratonista de Blumenau, em Santa Catarina, vencedor do Campeonato de Ultrathriatlon, que atualmente faz seus treinos diários no rio Itajaí-Açu, que teve a qualidade da água recuperada após a chegada da BRK Ambiental à região; Carla Duarte, a professora de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, que fala sobre os transtornos causados pelo esgoto à céu aberto e o tempo em que os alunos ficavam afastados da escola por doenças relacionadas à falta de saneamento na região; Ercilene Feller, enfermeira de Xinguara, no Pará, que acompanhou muitas famílias sofrerem com dengue, zika e chikungunya, por não contarem com rede de abastecimento e hoje mais de 18 mil pessoas tiveram suas vidas transformadas com o acesso à água tratada, permitindo salvar muitas vidas; entre outros.

Além das narrativas marcantes, os vídeos também apresentam os avanços locais promovidos pela companhia. Em em São José de Ribamar e Paço de Lumiar a BRK Ambiental investirá neste ano mais de R$ 23 milhões para ampliar a oferta de água. Os recursos fazem parte do programa Água e Vida, que nos últimos três anos elevou o acesso ao abastecimento de 38% para 82% nos dois municípios em que a concessionária atua no Maranhão.

2 comentários:

  1. E a mentira do saneamento. Nunca fizeram isso aqui na Kiola em Ribamar. Até os canos ainda são os antigos, e só sabem nos envenenar com muito cloro na água, além de nós roubar e nos fazendo pagar dívidas absurdas. Uma empresa nojenta e mais nojento o desgraçado que deu a concessão a ela.

    ResponderExcluir
  2. E a mentira do saneamento. Nunca fizeram isso aqui na Kiola em Ribamar. Até os canos ainda são os antigos, e só sabem nos envenenar com muito cloro na água, além de nós roubar e nos fazendo pagar dívidas absurdas. Uma empresa nojenta e mais nojento o desgraçado que deu a concessão a ela.

    ResponderExcluir