Prefeitura de São Luís

Assembleia Legislativa

quinta-feira, 25 de abril de 2019
Eles participam de um grupo capitaneado pelo Sebrae que, mensalmente, os ajuda a pensar num plano estratégico para desencadear mudanças significativas na região.


O que faz um território ser mais atrativo? Como a comunidade pode participar do processo de desenvolvimento? Como fazer para que todos os municípios da região possam se beneficiar e se apropriar das mudanças? Quais fatores positivos colocar em evidência e quais os gargalos que devem ser solucionados ou amenizados?

Esses e outros questionamentos estão sendo discutidos mensalmente por um grupo de 45 lideranças constituídas e reconhecidas de 11 municípios do Lençóis-Munim, participantes do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider). Desde dezembro do ano passado, eles trabalham mensalmente para, ao final de oito encontros, apresentar um plano estratégico de desenvolvimento sustentável para a região.

Nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26, o grupo volta a se reencontrar em Barreirinhas, no Lençóis Flat Residence, para continuar a sequência do programa que, no quarto encontro, vai se debruçar sobre a temática “Oportunidades de articulação e negociação”. A programação terá três palestras, exposição, vídeos, atividades individuais e em grupo, permeadas por muitos diálogos, enfatizando, ainda, os três eixos temáticos apontados pelos participantes como os mais relevantes para o território: Turismo, Empreendedorismo e Infraestrutura.

Metodologia criada pelo Sebrae, o Programa Lider integra o portfólio de Políticas Públicas da instituição e visa fortalecer a instância de governança regional com objetivo de fazê-la protagonista no processo de desenvolvimento econômico e territorial, tendo como principal matéria prima o saber fazer de sua gente, as particularidades, riquezas e belezas naturais e as vocações produtivas locais.

“O conhecimento agregado ao comprometimento em fazer a nossa parte pelo todo é essencial para que possamos transformar a nossa região. Temos aprendido com esses encontros mensais do Lider a discutir o que nos é importante, não como municípios isolados, mas como território onde se vive realidades parecidas e se anseia por novas oportunidades. Aprendemos que podemos ser multiplicadores de informação e motivar os demais a interagir e também serem agentes de mudanças”, destaca o secretário de Agricultura de Rosário, Valter Sousa que participa do programa no grupo de gestores públicos.

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada do Buriti

Yes

Duvel