quinta-feira, 18 de abril de 2019

Os pesquisadores Everaldo Almeida Coelho e Mariana Antônio dos Santos do do OBSERVATÓRIO DO TURISMO DO MARANHÃO vinculado ao Grupo de Pesquisa “Turismo, Cidades e Patrimônio” da Universidade Federal do Maranhão, coordenado pelo Professor Dr. Saulo Ribeiro dos Santos e o Setor de Análise Mercadológica da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís, sob a responsabilidade de Brenda Leite fizeram levantamento entre os dias 08 e 16 de abril de 2019 com os meios de hospedagem das cidades de Barreirinhas, Carolina, Imperatriz, São Luís e Tutóia para identificar a taxa média da ocupação hoteleira para o período da Semana Santa (19 a 21 de abril de 2019).

Em 2018, esta mesma pesquisa foi realizada pelo Observatório do Turismo do Maranhão e o Setor de Análise Mercadológica referente às cinco cidades pertencentes aos três polos indutores (São Luís, Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas), além disso, incluiu-se o polo Delta das Américas. 

A pretensão do OBSERVATÓRIO DO TURISMO DO MARANHÃO é ampliar a pesquisa para as principais cidades de todos os 10 polos turísticos do Maranhão, mapeando as estatísticas do turismo no estado, conforme preconiza o Plano Nacional de Turismo 2018-2022.

A metodologia utilizada consistiu em envio de e-mails e também ligações para os empreendimentos pré selecionados situados por localidade, a saber: 

1. Barreirinhas - 48 meios de hospedagens pré selecionados, sendo que 26 responderam;
2. Carolina – 20 meios de hospedagens pré selecionados, sendo que 13 responderam;
3. Imperatriz – 22 meios de hospedagens pré selecionados, sendo que 14 responderam;
4. São Luís – 26 meios de hospedagens pré selecionados, sendo que 26 responderam;
5. Tutóia – 7 meios de hospedagens pré selecionados, sendo que 4 responderam;

Os resultados apontam que a média da taxa de ocupação dos meios de hospedagens pesquisados para o período da Semana Santa na cidade de Barreirinhas é de 67,11%, já a cidade flor do cerrado maranhense, Carolina é de 63,36%, a segunda maior cidade do estado, Imperatriz com 19,55%, a capital do Maranhão, São Luís com 45%, e a princesinha do Delta, Tutóia com 77,65% (gráfico 1).


A pesquisa demonstra que a média de ocupação dos empreendimentos hoteleiros pesquisados nas 3 principais cidades dos polos turísticos Chapada das Mesas, Delta das Américas e Lençóis Maranhenses apresentaram taxas acima de 60%, ratificando a procura dos turistas pelos destinos indutores, além de se consolidarem como opção durante o feriado da Semana Santa no estado do Maranhão.

Comparando as taxas de 2019 com 2018, observa-se leve queda nas médias de todas as cidades pesquisadas, onde Barreirinhas teve uma baixa de -15,39%, Carolina com    -10,91%, Imperatriz com -13,75%, São Luís com -2,22% e Tutóia com -17,35%. Existem várias possibilidades quanto as quedas na taxa média, dentre as quais pode-se afirmar as fortes chuvas que tem caído em todo o estado do Maranhão.  

O professor Dr. Saulo Ribeiro dos Santos afirma que as médias continuam acima dos 60% nas principais cidades turísticas do Maranhão, o que ratifica os esforços da promoção e divulgação do estado e município ao longo do ano, fazendo com que o turista escolha o Maranhão como opção também para feriados prolongados, como a Semana Santa.

0 comentários:

Postar um comentário