terça-feira, 30 de abril de 2019
Programa objetiva conscientizar para a importância da preservação do meio ambiente a partir de um trabalho conjunto entre estudantes, professores e comunidade escolar; iniciativa integra a politica de educação integral da gestão do prefeito Edivaldo


O Programa de Educação Comunitária Ambiental (ECOA), uma parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed), Instituto Alcoa e Instituto Evoluir terá continuidade este ano com a participação de cinco Unidades de Educação Básica (U.E.Bs.) da zona rural. Gestores escolares e técnicos se reuniram esta semana na sede da Semed, para planejar e definir as estratégias de acompanhamento e monitoramento do programa, uma das inciativas da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para o fortalecimento da educação integral na capital. 

O ECOA tem como principal objetivo conscientizar para a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, a partir de um trabalho conjunto entre estudantes, professores, familiares e toda a comunidade escolar. O titular da Semed, Moacir Feitosa, informa que todas as ações do programa nas escolas da rede municipal são acompanhadas de perto por técnicos e especialistas do Núcleo de Educação Ambiental da Semed (NEA/Semed).

"Estamos seguindo a política de educação integral instituída na gestão do prefeito Edivaldo, fomentando o desenvolvimento, com formações, cursos, estímulo ao protagonismo infantojuvenil e ações de preservação do meio ambiente e dos recursos naturais", destaca Moacir Feitosa.

Este ano, integram o programa as escolas Augusto Mochel, Uruati, Rosilda Cordeiro, Amaral Raposo e Antônio Baldez. O ECOA já atendeu as U.E.Bs. Evandro Bessa, Zebina Eugênia Costa, Gomes de Souza, Hortência Pinho e Arthur Nabatino Gonçalves de Azevedo – todas também na zona rural.

A construção de uma agenda única do programa para 2019 foi mediada pela coordenadora de projetos de Educação Integral do Instituto Evoluir, Carla Luíza Costa. "O nosso propósito é construir uma agenda única, de planejamento e monitoramento, que nos permita acompanhar os projetos nas escolas até o final do ano letivo", informa a coordenadora.

Carla Luíza Costa, destaca ainda o estímulo à participação, à pesquisa e ao pensamento crítico fomentados pelo programa. "Quando os estudantes se apropriam das ferramentas para a execução dos projetos, eles conseguem interferir na sua realidade", assinala a educadora.

PROTAGONISMO

"O ECOA soma com nossas ações curriculares, no sentido de incentivarmos o protagonismo, formando adolescentes e jovens mais conscientes e responsáveis não só pelo espaço escolar, mas pelo meio ambiente de forma geral", assinala a professora Maria de Jesus Gaspar Leite, secretária adjunta de Ensino (SAE/Semed).

A superintendente da área de Ensino Fundamental (SAEF/Semed), Arsênia Formiga, reforça o estímulo ao protagonismo infanto-juvenil entre os estudantes da rede, promovido pelo programa ECOA a partir dos ciclos de aprendizagem e coletivos escolares. "As ações do programa fomentaram a construção de projetos de leitura e o desenvolvimento de atitudes de cuidado com o ambiente escolar e todo o entorno, além de fortalecer a formações dos professores dentro da temática ambiental", observa.

A gestora adjunta da U.E.B. Zebina Eugênia (Tibirizinho), professora Maria Luíza Rocha Amorim, conta que o ECOA apoiou, nos últimos cinco anos, entre outras ações e atividades, a execução de dois projetos importantes da unidade: o "Zebina Valorizando Tesouros" e "Literatura: uma porta para ler, escrever e aprender". Segundo ela, os projetos permitiram uma conscientização maior, tanto por parte dos estudantes quanto dos familiares, professores e toda a comunidade escolar, para a coleta seletiva, criação de hortas e canteiros, e preservação do meio ambiente.

PROGRAMA ECOA


O Programa ECOA é uma iniciativa do Instituto Alcoa, que tem como objetivo fomentar a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, por meio de processos de educação socioambiental voltados para valores humanos, conhecimentos, habilidades e atitudes.

Em seu quinto ano consecutivo de atuação em escolas, o programa ECOA manteve seu objetivo principal de promover, entre a comunidade escolar (pais, estudantes, educadores, funcionários e vizinhos) o fortalecimento de reflexões e hábitos direcionados à sustentabilidade e ao exercício da cidadania, promovendo uma educação pública sintonizada com as principais questões socioambientais de seu bairro, cidade e país.

O programa está estruturado para oferecer às escolas e comunidade serviços como acompanhamento pedagógico nas escolas participantes; curso de formação continuada para professores; desenvolvimento de projetos; atividades no contraturno escolar - Missões ECOA; e entrega de materiais pedagógicos.

0 comentários:

Postar um comentário