sexta-feira, 10 de maio de 2019

Nesta segunda-feira, 13, começa a 17º Semana Nacional de Museus, comemorada em todo o Brasil de 13 a 19 de maio. A abertura oficial do evento acontece em São Luís, no auditório da Casa de Cultura Josué Montello, a partir das 14h, Rua das Hortas, 327, centro de São Luís.

A Semana contará com programação especial realizada pelos museus e casas de cultura do Governo do Maranhão, vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), além de museus federais, privados e pontos de memória existentes no estado do Maranhão.

Confira programação no www.cultura.ma.gov.br e no www.instagram.com/museusma

Logo após a solenidade de abertura será realizado ciclo de palestras abordando ‘Técnicas tradicionais na cultura material do Maranhão’, ‘Influência da arquitetura pombalina em São Luís’ e ‘Ajulejaria no Maranhão’. Entre os palestrantes, Carlos Burnett, arquiteto e urbanista, professor da Uema; Rose Panet, antropóloga, professora e cineasta; Margareth Figueiredo, arquiteta e professora da Uema; Letícia Castro, arquiteta e especialista em azulejaria.

A temporada cultural é realizada todos os anos em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). O tema desta edição, ‘Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições’, propõe um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.

Com atrações gratuitas e diversificadas os museus irão oferecer durante a semana oficinas, exibição de filmes, ciclo de palestras, sarau cultural, exposições e visita mediada. As atividades acontecem em São Luís, Alcântara e Pindaré-Mirim.

Participam desta edição o Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, a Casa do Maranhão, a Casa de Cultura Josué Montello, o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia, a Casa de Nhozinho, o Museu do Reggae, Museu Histórico de Alcântara, Casa do Divino, Palácio dos Leões, Forte Santo Antônio e Centro Cultural Engenho Central (Pindaré-Mirim), Fundação da Memória Republicana Brasileira, Casa do Tambor de Crioula e Museus de Arte Sacra.

SERVIÇO

O que: Abertura da 17º Semana Nacional de Museus
Quando: 13, segunda-feira, às 14h
Onde: Casa de Cultura Josué Montello, 14h, Rua das Hortas, 327, centro de São Luís

0 comentários:

Postar um comentário