Assembleia Legislativa

São João do Maranhão 2019

quinta-feira, 16 de maio de 2019
Oferta dos cursos de ‘Boas Práticas de Manipulação de Alimentos’ e ‘Habilidades Empreendedoras’ estimulam o empreendedorismo.

Destino de visitantes do Brasil e do mundo, a cidade de Barreirinhas, no interior do Maranhão, é um dos roteiros turísticos mais procurados por quem deseja visitar os Lençóis Maranhenses. Visando potencializar ainda mais o setor, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), através da Superintendência de Turismo dos Lençóis e Delta, realizou nos dias 14 e 16 de maio o curso de ‘Boas práticas de manipulação de alimentos’ e ‘Habilidades empreendedoras’.

O Programa Mais Qualificação e Turismo tem o objetivo de traçar metas e estratégias para fomentar o desenvolvimento econômico local através do Turismo e é oferecido ao trade turístico e comunidade local para a incorporação de conhecimentos técnicos, teóricos e operacionais. Ao final dos cursos, os participantes foram certificados pela SETUR.

A superintendente de Turismo dos Lençóis e Delta, Andréa Sanches, explica que as qualificações preparam melhor os prestadores de serviço e a comunidade para a atividade turística. “Além de motivarmos os participantes para a mudança de comportamento o que acaba influenciando na autoestima de quem está presente nos cursos”, frisou a superintendente da Setur.

QUALIFICAÇÕES

O curso do dia 14, ‘Boas práticas de manipulação de alimentos’ contou com a participação de 30 alunos, tanto os que entram em contato direto como os que entram em contato indireto com o alimento e os turistas. O curso capacitou os participantes levando boas práticas de manipulação, ou seja, nos requisitos de organização e higiene, necessário para garantir a qualidade e segurança dos alimentos.

Entre as participantes do curso o aluno, Willame Barros, esclarece que com o curso a comunidade de Barreirinhas ganha no aprendizado pessoal e profissional. “O aprendizado é base de tudo, e o curso veio para completar aquilo que acredito e que de fato é o certo. Agora para todo lado que olho já consigo identificar a melhor forma de manuseio dos alimentos e com certeza será mais um dos cursos que levarei para vida. Só tenho a agradecer por nos ajudarem a ter mais formação para um futuro melhor”, explica Williame Barros.

No dia 16, foi oferecido o curso ‘Habilidades empreendedoras’ que focou em como melhorar o relacionamento com os visitantes no Polo Lençóis, da importância de adquirir oportunidades de negócio, do marketing pessoal, do trabalho em equipe, a importância de se empreender, empreendedorismo feminino, pesquisa de mercado e marketing pessoal.

“A interação dos participantes nos cursos é bem expressiva, tentamos sempre contextualizar com ações do dia a dia, isso faz com que cada um possa entender e visualizar melhor o que está sendo passado”, frisa a facilitadora do curso, a técnica da superintendência de Turismo dos Lençóis e Delta, Emmyly Freitas.

Manipulação de alimentos

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, mais de 60% das doenças de origem alimentar são causadas pela manipulação feita de forma errada e contaminação de refeições oferecidas fora de casa.

Os procedimentos de manipulação conforme a Cartilha da Anvisa sobre Boas Práticas para serviços de alimentação – RDC nº 216/2004 devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária.

“As Cinco Chaves para uma alimentação segura” corresponde ao título de um manual publicado pelo Departamento de Segurança Alimentar, Zoonoses e Doenças de Origem Alimentar da OMS (Organização Mundial de Saúde) em 2006 e que vem sendo utilizado para divulgar a mensagem de higiene alimentar em todo o mundo.

As mensagens centrais do manual “Cinco Chaves para uma Alimentação mais Segura” são:

• Mantenha a limpeza;
• Separe os alimentos crus dos cozidos;
• Cozinhe completamente os alimentos;
• Mantenha os alimentos em temperaturas seguras;
• Use água e matérias-primas seguras.

Fonte: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada do Buriti

Yes

Duvel