quinta-feira, 2 de maio de 2019

A jornada de seis a sete horas diárias de apresentações no mês de junho exige não só amor pelo São João do Maranhão, também exige fôlego, disposição e condicionamento físico, essenciais para quem se compromete com a brincadeira.

“O desgaste energético é muito grande, isso requer um esforço maior, por isso a gente intensifica o treinamento, melhora a alimentação, ingestão de água e principalmente o treino aeróbico”, conta Odilo Lima Júnior. Com apenas 24 anos, é uma voz de experiência no assunto.

“Já brinco no boi há 20 anos, danço desde os quatro anos”, diz. Além do treino regular que mantém o ano inteiro, a partir de janeiro ele começa os exercícios focados na resistência física para as apresentações.

Assim como Júnior, Kadyma dos Santos Lima Silva também tem se esforçado nas barras, passadas, esteira e outros exercícios. Tudo para estar pronta para o São João.

“Tem que ter disposição.  Precisa de treino, alimentação, ensaios durante a semana, finais de semana, é nos ensaios que a gente pega o pique para dançar em todas as apresentações”, conta.

Treinos

O educador físico e personal trainer Julian Fernandes explica que, mesmo para quem já treina o ano inteiro, pelo menos seis meses antes das apresentações é importante fazer exercícios específicos para a temporada.

“Inicialmente, a gente foca o preparo aeróbico, são muitas horas de dança e, à medida que vai se aproximando, cuidamos do ganho de massa, já que eles perdem muito peso com apresentações”, diz o treinador.

Ainda segundo ele, os treinamentos são fundamentais para evitar lesões durante a temporada.

“É preciso fortalecer os membros, a gente foca muito nas panturrilhas, para evitar risco de lesão no tornozelo”, afirma Julian.

“Há movimentos contrários o tempo todo na dança e aí força muito o joelho, quadril. O risco de lesão é reduzido  quando há uma preparação”, completa.

Para quem encara a preparação, o resultado vem nos arraiais.

“Eu tenho isso como uma herança, meu pai era da cidade de Axixá e para mim é muito bom participar do São João, é disparado a melhor época do ano e eu vou dançar até quando o corpo pedir arrego”, declara Odilo Júnior.

São João do Maranhão

O São João do Maranhão, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Luís, terá, este ano, a presença de 400 artistas e grupos. No site da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o edital de credenciamento para atrações está aberto.

Em São Luís, estão confirmados os arraiais do Ipem (Centro Social dos Servidores do Estado – Calhau), Praça Maria Aragão (Beira-Mar), Praça Nauro Machado (Centro Histórico de São Luís), além de apoios aos festejos tradicionais de diversos bairros da cidade. A programação oficial se estenderá de 19 a 30 de junho.

O evento também está previsto para acontecer em Imperatriz, com palco na Avenida Beira-Rio, um dos cartões-postais da cidade.

Fonte: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário