segunda-feira, 13 de maio de 2019
O Programa Mais Qualificação e Turismo está fortalecendo os serviços ofertados pelo setor de hotelaria, restaurantes e similares no Maranhão. Com mais de 5 mil profissionais já qualificados, o projeto está melhorando a qualidade dos serviços com interiorização das ações da Caravana Mais Turismo.

Nesta semana, a caravana esteve promovendo a qualificação de profissionais nos municípios da Região dos Cocais.

O programa criado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) prepara profissionais por meio de cursos que abordam as principais necessidades de profissionalização e qualidade na prestação de serviços.

Com carga horária de quatro horas, a capacitação tem o objetivo de desenvolver habilidades e competências que consolidem a excelência na prestação de serviço, colaborando para melhorar o posicionamento do Estado na qualidade dos serviços turísticos.

Para Mary Oliveira Silva, Superintendente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama), o programa é fundamental para fortalecer o turismo maranhense.

“A ação do Governo do Estado deve ser comemorada porque contribui para a melhoria da qualificação da mão de obra, uma ação social que tem reflexo imediato na qualidade da prestação de serviços ligados às atividades turísticas. Isso proporciona um melhor nível de satisfação dos clientes locais, bem como dos turistas que visitam o nosso Estado”, diz.

O secretário de Turismo, Catulé Junior, explica que as ações da Caravana Mais Turismo levam em consideração as potencialidades locais específicas dos polos regionais.

“Nós estruturamos a oferta desses cursos considerando a diversidade de cenários e demandas relacionadas aos Polos Turísticos do Maranhão, tendo em vista a estruturação e consolidação de produtos e serviços turísticos sustentáveis e de qualidade”, afirma.

O processo de capacitação envolve cursos como Informações Turísticas, Boas Práticas para Manipulação de Alimentos, Como Montar um Negócio (cama e mesa completa), Mídias Sociais, Organização de Eventos, Projetos de Turismo em Gestão Pública, Qualidade no Atendimento, Qualidade no Atendimento em Bares e Restaurantes, Qualidade no atendimento para condutores de passeios, Técnicas de Arrumação para Camareira, Técnicas para recepcionista de eventos e Técnicas para Recepção de Meios de Hospedagem.

Alexandra Antônia, de 50 anos, é motorista de aplicativo e diz que a qualificação no programa do governo foi importante para que ela conhecesse melhor os pontos turísticos do Estado.

“Participei do Curso de Informações Turísticas e para mim foi muito válido sobretudo para conhecer melhor o Estado, já que antes muitos turistas me perguntavam sobre os locais de turismo e eu nem sempre sabia como orientar. Com as informações que nos foram repassadas, nós agora podemos indicar com mais autonomia os grandes potenciais turísticos do nosso estado.  Recomendo a todos que trabalham no setor participarem desta iniciativa”, conta a motorista.

Felipe Martins, gestor de um aplicativo de mobilidade urbana exclusivo para mulheres, vê o Programa Mais Qualificação e Turismo como um grande salto na preparação das profissionais.

“Dá muito orgulho ver quando o gestor tem a preocupação de capacitar seus profissionais e esse curso na área de mobilidade foi de extrema importância. Trouxe conhecimento e informação nessa seara não só do turismo, mas da história do Estado”, diz.

Cadastur

Além dos cursos, as caravanas também realizam a atualização da inscrição de pessoas físicas e jurídicas que atuam no Turismo no Cadastur, um sistema que facilita a formalização das empresas que prestam serviços turísticos no Estado. Por volta de 1.300 empreendimentos turísticos já foram cadastrados.

A finalidade é inserir as empresas no Cadastro Nacional do Ministério do Turismo, possibilitando benefícios como acesso a financiamento, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo, incentivo à participação de programas e projetos do governo federal e estadual, entre outros.

Fonte: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário