segunda-feira, 6 de maio de 2019
Serviços realizados pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís na gestão do prefeito Edivaldo,fazem parte do pacote de obras executadas na área do Centro Histórico imprimindo mais beleza para região e fomentando o comércio e o turismo na área


Executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís, as obras de revitalização da Rua Grande chegam à última quadra. Os serviços de pavimentação já foram finalizados até a oitava quadra e o trabalho agora se concentra na nona e décima quadras. Além dos serviços estruturais, o projeto inclui a instalação de mobiliário urbano e nova iluminação. A reforma da via faz parte do grande pacote de ações que vêm sendo executadas para a revitalização do Centro da cidade resultado de parceria Iphan e gestão do prefeito Edivaldo. O pacote de obras é o maior dos últimos trinta anos realizado na região. 

Como gestor municipal, o prefeito Edivaldo Holanda Junior acompanha o andamento dos trabalhos. "Já é possível observar os reflexos positivos desta obra. Com a redução dos obstáculos, nas quadras onde o trabalho foi concluído, a via está mais acessível aos cidadãos e o espaço mais adequado para a atividade comercial. O trabalho caminha para as quadras finais e a entrega desta obra, mais uma importante parceria do Iphan com a Prefeitura,  será mais um presente para a cidade de São Luís, a exemplo do Complexo Deodoro e da Praça Pedro II", destaca o prefeito Edivaldo.

O superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, ressalta que a obra segue progredindo mesmo com o período chuvoso na cidade. "Estamos avançando para a conclusão dos serviços estruturais na via. O trabalho intenso segue o cronograma estipulado e os resultados positivos já são perceptíveis na vida quem trabalha ou frequenta a área", destaca o superintendente do órgão, que também acompanha de perto o andamento das obras.


As quatro primeiras quadras da via foram entregues dia 22 de dezembro do ano passado, com as obras do Complexo Deodoro. A área, entre a Rua do Passeio e a Rua dos Craveiros, recebeu, entre outros serviços, novo piso de bloquete intertravado, sistema de esgotamento sanitário, obras de drenagem profunda, instalação elétrica subterrânea e novo posteamento de iluminação pública. O espaço foi contemplado, ainda, com bancos confeccionados em madeira e aço. Todas as quadras terão o mesmo padrão.

Nesta nova etapa da obra, os serviços de pavimentação já foram finalizados até a oitava quadra. No espaço entre a quinta e a oitava quadra, que já recebeu também serviços de drenagem, esgotamento sanitário e instalação da fiação subterrânea para a iluminação, estão sendo instalados postes de iluminação e o mobiliário urbano com bancos confeccionados em madeira tratada e aço. Na nona e penúltima quadra, estão sendo finalizados os trabalhos na área da drenagem pluvial para que se possa dar início ao calçamento e à pavimentação em concreto intertravado.


Na última quadra, está sendo realizado o serviço de demolição, com a retirada dos paralelepípedos. A área está sendo preparada para receber, assim como as demais quadras, serviços de esgotamento sanitário, obras de drenagem profunda, instalação elétrica subterrânea e novo piso de bloquete intertravado.

MAIS ACESSÍVEL

Além de revitalizar a área, o projeto de requalificação para a Rua Grande, propõe o conjunto de soluções urbanísticas e arquitetônicas que visam também promover a acessibilidade. A proposta de revitalização da área busca integrar os princípios da universal ao desenho urbano. Dessa forma, com a execução do projeto, estão sendo retirados os obstáculos, com redução dos desníveis de acesso aos imóveis para permitir a locomoção do pedestre sem restrições.

0 comentários:

Postar um comentário