segunda-feira, 13 de maio de 2019
Formação já tem apresentado resultados positivos para o desenvolvimento do turismo nos estados e regiões do país


Mais do que gerenciar equipes e realizar eventos, o gestor de turismo tem grande importância para a promoção e avanços do setor. Responsável pelo planejamento e implantação de projetos e ações que possibilitam o desenvolvimento turístico local, o profissional que atua nesta área possui papel estratégico na geração de emprego e renda na região. Por isso, o Ministério do Turismo (MTur) oferta gratuitamente, há quase um ano, o Curso Gestor de Turismo (CTG). Neste período, 1.966 profissionais concluíram o curso com carga horária de 50 horas. A iniciativa tem como objetivo impulsionar a carreira e ampliar o conhecimento dos que já atuam ou que pretendem atuar na área.

Em pouco tempo, a formação já resultou em grandes avanços para a qualificação dos serviços turísticos em diversas regiões no país. Um exemplo disso é a cidade de Santa Tereza, localizada na Serra Gaúcha. Após realizar o curso, o presidente da Companhia Municipal de Turismo (COMTUR), Cassiano Bochi, relata ter adquirido maior segurança nos trabalhos a serem desenvolvidos. “Tenho mais embasamento em tudo que faço. Além disso, posso desenvolver atividades em meu município com abrangência regional e colaborar com os agentes regionais e locais que desenvolvem o turismo, deixando-os a par de projetos e programas do ministério, dando-lhes um apoio também no planejamento e execução dos mesmos”, finalizou.

E não foi só o setor público que foi beneficiado com a oferta do curso. Com a formação, Alessandro de Arruda Bandeira, que gere uma empresa privada de turismo e viagens em Manaus (AM), pôde ampliar o leque de serviços ofertados pela empresa e, de quebra, ainda conseguir mais visitantes para a região manauara. “Tivemos grandes avanços em novos projetos turísticos e melhor planejamento estratégico para trabalhar nossas adversidades regionais e captar mais turistas tanto nacionais quanto internacionais”. Alessandro ainda destacou que conseguiu aprender a gerenciar sua mão de obra e pôr em prática o trabalho em equipes de forma mais ordenada e objetiva. “Com isso, pude implementar melhores técnicas de negociação para com nossos clientes e fornecedores”.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvares Antônio, a resposta positiva dos alunos mostra que a Pasta tem conseguido atingir o seu objetivo. “É com grande alegria que recebo o retorno destes profissionais e que vejo o quanto isso tem impactado no turismo dessas regiões. Isso significa que estamos fazendo bem, ofertando oportunidades de qualificação para aqueles que sãos os principais promotores do setor no país. Vamos continuar neste incansável trabalho de levar informação e conhecimento para todos os parceiros espalhados pelo país”, comemorou. 

OUTROS CONHECIMENTOS - Além de dar suportes gerenciais e administrativos aos alunos, o curso ofertado pelo Ministério do Turismo proporciona, entre outros assuntos, o conhecimento da importância do turismo sustentável. O tema foi um dos que mais chamaram a atenção do gestor de turismo na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Gilvason da Costa Leite. Atuante no setor há mais de 16 anos, ele ressaltou a importância desse aprendizado para o trabalho no estado.

“Não podemos falar de Turismo sem ser sustentável. Assim, desenvolvemos práticas de utilizar serviços e produtos locais, assim como despertar e chamar a atenção do turista, informando e conscientizando-o do seu papel como uns dos atores responsáveis pela preservação dos recursos naturais e patrimônio cultural do nosso destino”, pontuou.

O CURSO – O Ministério do Turismo oferta, totalmente online e gratuito, o curso de Gestor de Turismo. A formação abrange os seguintes temas: Planejamento, Legislação sobre Turismo e Contratações, Elaboração de Projetos e Programas e Ações do MTur. O curso é dividido em 35 unidades, e o aluno poderá acessar por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet, como smartphone, tablet ou computador. O próprio aluno emite certificado, que vale como curso profissionalizante. Um novo período de inscrição está previsto para agosto de 2019.

Fonte: Mturismo 

0 comentários:

Postar um comentário