terça-feira, 21 de maio de 2019

Com o objetivo de gerar renda aos pequenos produtores e garantir acesso à população ludovicense a produtos saudáveis com preço justo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres), incentiva a realização de Feiras Itinerantes em bairros de São Luís com empreendimentos da agricultura familiar, atendidos pelo Centro de Referência Estadual em Economia Solidária (Cresol).

O calendário das feiras deve ser divulgado até o fim de maio.

“Por meio desta ação vamos beneficiar os pequenos produtores, gerando oportunidade de comercialização de seus produtos e de fortalecimento desse trabalho que é responsável por produzir grande parte do que é consumido pela população na cidade. Dessa forma, atendemos, também, ao compromisso do governador Flávio Dino, que é de garantir meios de desenvolvimento para quem mais precisa”, destaca o secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, Jowberth Alves.

As Feiras Itinerantes pelos bairros e condomínios de São Luís terão início a partir de junho deste ano. Nesses espaços, será promovida a venda de diversos itens como frutas, verduras, legumes e hortaliças, como também acessórios e artesanatos regionais. A ação incentiva o encontro entre o consumidor e os produtores, o que resulta em mais credibilidade na qualidade dos produtos e preços mais acessíveis à população.

A realização da ação é uma construção coletiva entre o Governo do Maranhão e os pequenos produtores. A Secretaria do Trabalho, por meio do Cresol, está promovendo a infraestrutura necessária para realização dessas feiras, com assessoria técnica para planejamento destas, barracas e transportes para translado dos produtos. Outra contribuição do Estado é a articulação entre os pequenos empreendimentos de agricultura familiar e artesanatos da região com os espaços demandantes do evento.

“Esta é uma estratégia que, além de gerar renda aos produtores, leva também comodidade e praticidade à população das localidades que receberão as feiras. Nessa perspectiva, estamos abertos para atender às demandas de condomínios, praças e outros espaços públicos ou privados, visando a expansão da ação em toda a cidade”, observou a secretária-adjunta da Economia Solidária, Nilce Cardoso.

Cresol

Localizado na Rua de Nazaré, 173, Centro Histórico de São Luís, o Cresol é um espaço de metodologia do Governo do Maranhão para fortalecer pequenos produtores em todo estado, com base nos princípios econômicos solidários. A gestão é compartilhada entre o poder público e a sociedade civil. Os grupos são atendidos pelo projeto, recebem formação, capacitação e apoio para comercialização de seus produtos.

Desenvolvimento dessa ação visa o fortalecimento dos empreendimentos atendidos pelo projeto, em busca da independência de gestão econômica e permanência dos mesmos no mercado; além promover a criação de cadeias produtivas, bem como divulgação e estímulo do consumo ético, justo e solidário. 

Fonte: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário