sexta-feira, 17 de maio de 2019

O Maranhão esteve bem representado no I Festival Gastronômico do Nordeste e Espírito Santo, que aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), nos dias 14 e 15 de maio. Isso porque os chef’s Júnior Lisboa e Thaynara Gaspar, do Restaurante Escola do Senac capricharam nos pratos preparados para o evento: patinhas de caranguejo como entrada, torta de camarão no prato principal e doce de espécie como sobremesa ao público do evento. Ao lado das equipes de cozinha do Piauí, Pernambuco e Bahia, o Maranhão se destacou pela sua riqueza gastronômica e cultural, agradando ao público de 417 pessoas que prestigiaram o evento no Buffet do Restaurante Escola do Senac na Câmara dos Deputados.


Entre os convidados, os deputados federais maranhenses Eduardo Braide e Edilázio Júnior, que estiveram presentes no almoço juntamente ao Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes, e o Diretor Geral do Senac, Sidney Cunha. “Tive o prazer de participar do I Festival Gastronômico do Nordeste e Espirito Santo, promovido pelo Senac aqui na Câmara dos Deputados. Foi uma ótima oportunidade também, para saborear a comida típica do nosso Maranhão, uma das coisas que eu sinto falta quando estou aqui em Brasília. Parabéns a todos os envolvidos por esse importante festival”, elogiou o deputado federal, Edilázio Júnior.


O Festival Gastronômico é uma iniciativa do Senac Nacional, em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento Corporativo do Nordeste e contou um menu especial contemplando entradas, pratos principais e sobremesas das regiões, sendo uma oportunidade de oferecer ao público do Restaurante Escola Senac degustação de pratos regionais. Com o objetivo de valorizar as publicações institucionais, os pratos representativos de cada Estado foram escolhidos para a coleção da Culinária Nordestina, da Editora Senac.


Para o assessor do deputado federal Daniel Freitas (SC), Jorge Davi, a iniciativa é interessante para proporcionar o enriquecimento cultural. “Parabéns, a ideia é sensacional, é legal até porque sou do Sul do país, e assim a gente vai conhecendo outras culinárias, me encantei com a patinha de caranguejo, achei espetacular, então só tenho que dar parabéns aos chef’s”, declarou.

Dada a oportunidade de reunir os chef’s do Nordeste e Espírito Santo em Brasília, foi também organizado um momento de educação formal para gerar uma integração. Dessa maneira, foi realizado o curso de Preparo de Verrines (08 horas com certificação pelo Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia do Senac), para os 18 profissionais dos Departamentos Regionais do Senac no Nordeste e Espírito Santo, que estiveram em Brasília por ocasião do Festival.

0 comentários:

Postar um comentário