sábado, 11 de maio de 2019

O dia de ontem (10), foi dedicada ao Dia Nacional do Guia de Turismo com o objetivo de homenagear os personagens do turismo brasileiro que tem a responsabilidade de transformar expectativas e sonhos em realidade. Antes mesmo da regulamentação da profissão, em 1993, os guias de turismo já atuavam como verdadeiros embaixadores dos destinos nacionais, dedicando seu trabalho para transformar férias e viagens em momentos inesquecíveis, descortinando a natureza e a diversidade cultural dos locais visitados.


O guia utiliza o potencial de sua voz, gestos e movimentos, além de todo seu conhecimento específico sobre o local, para interagir com os visitantes. Quando a mensagem é direcionada por um guia de turismo, os cartões postais ganham novos olhares, conseguindo ampliar detalhes que o turista desconhece.


Em São Luís, o Sindicato de Guias de turismo resolveu marcar essa data de uma maneira que já faz parte da rotina dos mesmos, presenteando a comunidade Ludovicense com um City Tour, pelas Praças Deodoro/Pantheon e Alamedas em sua nova configuração e totalmente requalificada.


"O complexo Deodoro é formado por 4 areas Praça do Pantheon, Praça Deodoro, Alameda Silva Maia e Alameda Gomes de Castro por isso que é importante" afirmou o Guia José Ribamar, que com muito conhecimento, falou dos ícones expostos no Pantheon, que muito fizeram e contribuíram com a formação do maranhense.


Foi um momento de muita descontração e conhecimento,  realizado de forma dinâmica e agradável pelo guia de turismo José Ribamar, que contou um pouco da biografia dos bustos nomes de expressão da literatura, história e política de São Luís e do Maranhão, ícones maranhenses e falou também de algumas casas góticas que fica em torno da praça.


A partir do roteiro da programação, saímos da Praça Deodoro e fomos para o bairro da Praia Grande, Centro Histórico São Luís, aonde visitamos a Cachaçaria da Ilha, um novo point da área, ponto para se divertir, bebericar e degustar salgados crocantes e muito gostosos.



Texto e Fotos: Eveline Costa/Redes Sociais 

Um comentário:

  1. Foi lindo o passeio e cada dia nos apaixonamos mais ainda pela ilha magnética. Pois a magia encantadora em cada canto da cidade nos envolve nesta nossa profissão q é ser "Guia de Turismo" nosso centro histórico além de ser um dos maiores do país tem uma das mais lindas histórias... E se o guia não estiver presente para contar essa história o olhar do turista realmente não será o mesmo.

    ResponderExcluir