quarta-feira, 15 de maio de 2019

SÃO LUÍS – Garrafas reaproveitadas e transformadas em decoração, bolsas criadas a partir de caixas de leite, uma exposição com diversos objetos que culminou com o encerramento da turma do curso de Artesanato em Materiais Recicláveis, desenvolvida por meio do Programa de Inclusão Social do Senac. A finalização do curso aconteceu na tarde da última sexta-feira, 10, na União de Moradores do Jardim América Norte.

A turma iniciou em abril deste ano e encerrou suas atividades com a formação de 20 alunos. Na ocasião, as alunas exibiram toda a produção realizada durante o curso, através de mesas expositivas. “Fiz o curso no Senac com o objetivo de me especializar ainda mais na área de artesanato. O Senac, por meio da instrutora, nos deu toda a base necessária para cumprir as atividades que o curso demandou, principalmente, no que se refere ao acabamento das peças”, lembrou a empreendedora e aluna do curso, Cleudenice Nogueira.

Durante quase um mês, as alunas receberam instruções e adquiriram técnicas para confeccionar diferentes peças com materiais recicláveis, além de organizar o ambiente de trabalho selecionando materiais, instrumentos e equipamentos de acordo com as técnicas de materiais recicláveis a serem executadas.


“A turma foi excelente, pois se propôs a trabalhar com os materiais reaproveitados. As alunas se encarregaram de reunir o material reciclável e fazer dele recurso para a confecção de objetos. Muitas dessas mulheres não possuíam nenhuma renda e, agora, elas têm a oportunidade de garanti-la por meio do que aprenderam”, declarou a instrutora do curso de Artesanato de Materiais Recicláveis, Clevane Pereira de Santana.

O encerramento do curso contou com a exposição de dezenas de objetos recriados a partir da reciclagem de materiais que iriam ou estavam no lixo. Quatro mesas exibiam o resultado do árduo trabalho das 20 alunas. Tanta criatividade representou para a Maria Ivanilde Sousa uma grata surpresa. “Como a gente consegue fazer tanta coisa linda com materiais que são colocados no lixo? Isso tudo é incrível, já deu muito certo. Essas peças representam uma forma de se reinventar no cenário atual econômico e garantir renda", acrescentou a gerente de negócios e visitante da exposição, Maria Ivanilde Mendes de Sousa.

O encerramento da turma contou com a confraternização entre alunos formandos, público visitante, além da presidência da União de Moradores do Jardim América Norte, secretários e a gerente da Unidade Móvel do Senac, Jesus Pereira.

0 comentários:

Postar um comentário