Assembleia Legislativa

São João do Maranhão 2019

quinta-feira, 16 de maio de 2019
Ação nacional realizada pelo Sebrae acontece no período de 20 e 24 de maio, em 71 cidades maranhenses com uma programação com quase 400 ações entre oficinas, palestras, cursos, seminários, rodadas de negócios, rodas de conversa, consultorias e ações de orientação.

São Luís – O Maranhão está próximo de alcançar a marca dos 100 mil microempreendedores individuais ativos no estado. Hoje há 97,4 mil MEIs ativos que devem movimentar quase R$ 8 bilhões até o final de 2019 apenas no estado, em mais de 480 atividades produtivas que podem se enquadrar nessa figura jurídica que completa 10 anos no Brasil.

Para garantir o marco histórico, o Sebrae no Maranhão realizará, no período de 20 a 24 de maio, a 10ª Semana Nacional do Microempreendedor Individual (MEI) e 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, ofertando 375 ações dentre cursos, oficinas, consultorias, seminários, rodadas de negócios e muita informação para quem é cadastrado nessa pessoa jurídica, ou para quem pensa em abrir seu pequeno negócio.

A programação acontecerá de forma presencial em 71 cidades maranhenses, e também contará com lives nas redes sociais do Sebrae Maranhão. O objetivo da instituição é capacitar e orientar microempreendedores individuais em gestão, inovação, empreendedorismo e finanças, além de dar oportunidade para MEIs que já estão se destacando em seus mercados inspirarem aqueles que estão iniciando no empreendedorismo.

Para isso, a instituição terá programação em 75 pontos de atendimento na capital e no interior. Este volume de ações programadas supera o que foi realizado em 2017, quando as ações alcançaram 37 municípios, e de 2018, quando o evento foi realizado presencialmente em 54 cidades maranhenses.

Além de capacitação, o Sebrae também orientará essa pessoa jurídica a fazer mais com menos em tempos de crise. Este ano, estão programadas oficinas, palestras, cursos, seminários e ações de atendimento, com consultoria e orientação para o MEI. Entre os destaques da programação de conhecimento estão as oficinas de gastronomia.

Na capital, as ações estão concentradas no Multicenter Sebrae (Cohafuma) e, além das capacitações, a instituição oferece um rol de serviços para os microempreendedores individuais entre eles: checkup empresarial, orientação financeira e de crédito e orientação jurídica.

Além disso, haverá uma área de exposição onde 20 microempreendedores individuais irão expor e comercializar seus produtos e serviços, e uma praça de alimentação com food trucks e food bikes.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Durante a programação da Semana do MEI, estará disponível também o espaço do crédito, onde os empreendedores e candidatos a empresários poderão tirar dúvidas e fazer simulação de crédito com instituições financeiras com produtos e serviços voltados os pequenos negócios, como oficinas “Como controlar o Fluxo de Caixa” e a palestra “Crédito Orientado para o MEI”.

MEI

O Microempreendedor Individual (MEI) é quem trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Desde que essa figura jurídica foi criada (pela Lei Complementar 128/2008), já soma mais de 8 milhões no Brasil e 97.453 no Maranhão.

Para ser um MEI é necessário faturar até R$ 81.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular; também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria e tenha carteira assinada.

PROGRAMAÇÃO

Para conhecer a programação prevista para sua cidade acesse hotsite da Semana do MEI (http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/semanadomei2019/inicio) ou ligue para 0800 570 0800.

As inscrições para participar da programação de palestras e oficinas estão disponíveis na Loja Virtual do Sebrae (https://loja.ma.sebrae.com.br) e também nos escritórios regionais do Sebrae e Salas do Empreendedor que recebem a programação.

SERVIÇO

O que? 10ª Semana do MEI

Quando? 20 à 24 de maio de 2018

Onde? Em 71 cidades do Maranhão

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada do Buriti

Yes

Duvel