quarta-feira, 26 de junho de 2019
Espaço junino promovido pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado tem reunido centenas de pessoas que podem apreciar a riqueza dos folguedos maranhenses


Com média de 10 atrações por noite de programação, a festança no Arraial da Praça Maria Aragão tem atraído um público diversificado que consolida o local como um dos pontos de cultura mais importantes do Estado durante os festejos juninos. Sucesso também entre os integrantes das diversas manifestações culturais que passam pela praça, o arraial, promovido pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado, segue nesta quinta-feira (27), com as apresentações de danças típicas, grupos de bumba meu boi e show.

A programação de quinta-feira (27) será aberta às 19h com o Tambor de Apolônio, seguido pelo Grupo Piaçaba, Boi Brilho da Ilha, show de Tião Carvalho, Boi da Madre Deus, Boi de Upaon-Açu; e Boi da Pindoba. Na quarta-feira  se apresentaram no arraial a Dança do Boiadeiro Gibão de Ouro, Grupo Alternativo Companhia Batuk, Boi de Orquestra de São Simão, Boi de Orquestra Encanto do Olho d'Água, Boi da Baixada União da Baixada e Boi de Matraca de São José de Ribamar. Viviane Brasil fez show da noite e, na Arena do Forró, os se apresentaram os grupo Filhos da Terra e Forró Encaixotado.

A cantora paraibana Elba Ramalho será a atração no palco principal do Arraial da Praça Maria Aragão neste domingo (30), quando será encerrado o festejo junino no espaço. A participação da artista no São João 2019 de São Luís deve reunir uma multidão. No sábado (29), o grupo Mesa de Bar fará show no local. A banda é conhecida também por arrastar multidões em suas apresentações pelas cidades do Maranhão e do Nordeste brasileiro.

"O Arraial da Maria Aragão é o centro das festividades juninas de São Luís. Por isso que todos os grupos culturais e artistas locais e nacionais querem passar por aqui. Este é mais um ano de muito sucesso. A população marcando presença permanente e sem dúvida nenhuma afirmo que o nosso evento sai ainda mais consagrado como principal São João da cidade", declarou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.


Marlon Botão também falou sobre as comemorações pelo Dia Nacional do Bumba Meu Boi, na terça-feira (25). "Essa manifestação é uma das principais representações culturais de identidade da nossa terra, o Maranhão. É um dia marcante em nossa cidade que tem como peculiaridade a diversidade dos vários sotaques que caracterizam os grupos", enfatizou o titular da Secult.

Durante as apresentações dos grupos de Bumba Meu Boi representantes dos sotaques tradicionais da cultura maranhense deram um show à parte nas apresentações, encantando público e turistas presentes no Arraial da Praça Maria Aragão. "Vim essa noite especialmente para registrar a participação do Boi de Matraca Famosão de Humberto de Campos. Realmente é uma brincadeira extraordinária e enche os olhos da gente", destacou a fotógrafa Helma Maria Diniz, natural da cidade de João Pessoa (PB).

O proprietário e amo da brincadeira, José Alberto Braga de Souza, disse que onde a brincadeira vai é sucesso. O boi leva o nome de 'Fomosão' justamente pelo tamanho que foge do padrão. A carcaça do miolo é carregada por 12 brincantes e é composta por madeira e alumínio (material mais leve). "Somos a maior estrutura de boi do Brasil, não tem comparação com outra brincadeira. Onde estamos, sempre tem muita gente querendo tirar fotos e registrar nossas apresentações", destacou. O grupo é formado por 90 integrantes, a maioria moradora do município de Humberto de Campos.


Outro que chamou a atenção do público foi o Boi da Fé em Deus, justamente pelas enormes zabumbas utilizadas pelos instrumentistas do grupo que, este ano, completa 95 anos e conta com 92 componentes. "O sotaque de zabumba é a nossa raiz. Já tem 50 anos que canto as toadas e quanto mais eu faço, mas eu gosto e quero preservar essa tradição da nossa cultura', afirmou o amo e cantor da brincadeira, Antônio Ribeiro.


A programação de terça-feira (25) na Praça Maria Aragão teve ainda o show com o cantor maranhense Michel Wesley que fez uma surpresa no palco cantando sucessos sertanejos e músicas românticas ao lado do pai, o também cantor Marquinhos Bill, conhecido por músicas como "Nostálgica Amante" e "Nem Um Toque". A plateia aplaudiu quando o artista declarou amor e admiração pelo pai.

0 comentários:

Postar um comentário