quinta-feira, 13 de junho de 2019
O São João do Maranhão teve início ainda em maio com a decoração de bandeirinhas no Centro Histórico e já na primeira semana de junho com as prévias juninas. Mas é entre os dias 19 e 30 de junho que se iniciam os arraiais oficiais realizados pelo Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA) no Centro Histórico, na Praça Maria Aragão e no Ipem. Neste ano essas festas vão trazer mais novidades para o público. Depois do Carnaval de Todos, vem aí o São João de todos também: os arraiais oficiais contarão com estrutura pensada para proporcionar acessibilidade.

No Arraial do Ipem, um dos mais populares da cidade, além da decoração com os famosos mosaicos de bandeirinhas, de palco para apresentação de grupos da cultura popular, Barracão do Forró e espaço para venda de artesanato, a estrutura física do local foi pensada para garantir o divertimento de pessoas com necessidades especiais. Haverá rampas de acesso, banheiros adaptados, área destinada a pessoas com deficiência e com baixa mobilidade, intérprete de libras e cada barraca contará com uma mesa reservada de acessibilidade. Uma novidade para este ano é a parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) a qual estará presente com ambulatório que terá médicos e enfermeiros disponíveis para prestarem socorro, caso necessário.

Quem for festejar no arraial da Praça Nauro Machado, também vai dispor do espaço de acessibilidade, banheiros químicos adaptados com maior espaço para acomodar cadeirantes e intérprete de libras para fazer a tradução simultânea da programação. Tanto na Nauro quanto no Ipem terão grupos de brigadistas.

“É muito importante que todas as pessoas tenham a oportunidade de participar dessa festa compartilhando do entusiasmo e da alegria, por isso estamos melhorando e fazendo do São João uma festa mais inclusiva”, destacou Diego Galdino, secretário de Estado de Cultura, responsável pela organização dos arraiais.

Faz parte ainda das medidas de inclusão a sensibilização das equipes que estão trabalhando durante o evento e as peças de divulgação nas redes sociais para informar ao público que estes serviços estão disponíveis.

Fonte: Sectur 

0 comentários:

Postar um comentário