segunda-feira, 3 de junho de 2019

A 3ª Semana Nacional de Arquivos abre nesta terça-feira, 4, com a mesa redonda “Arquivos, pesquisa e novas perspectivas”. O evento é promovido pelo Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM), equipamento cultural vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), e o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

A abertura acontece no Centro Administrativo do Tribunal de Justiça do Maranhão, Rua do Egito, centro de São Luís, a partir das 14h. Participam da mesa redonda Fabíola Tavares (Diretora do Arquivo Público do Estado do Maranhão); Christofferson Oliveira (Historiador, Chefe da Divisão de Acervo Judicial e Histórico-TJMA); Prof. Josenildo Pereira (Doutor em História Social – História/CCH e PPGHIS – UFMA), Prof. Reinaldo Barroso Jr. (Mestre em História – UESPI, UEMACaxias e NEAFRICA/UFMA) e Prof. Manoel Martins (Mestre em História – História/CCH – UFMA).

Na quarta-feira, 5, a programação acontece pela manhã, na sede do Arquivo Público do Maranhão, Rua de Nazaré, centro. O Seminário “O dia a dia do fazer arquivístico sob a ótica dos estagiários e bolsistas”, apresentará relatos de experiência dos estagiários do Arquivo Público e dos bolsistas do Tribunal de Justiça de Maranhão.

Recital


Na quinta-feira, 6, o Arquivo Público recebe o recital projeto cultural Piano Maranhense. No repertório obras de compositores nascidos ou radicados no Maranhão dos séculos XIX e XX, na interpretação de Daniel Lemos. A partir das 16h.

No último dia, sexta-feira, 7, a professora e doutora em Ciência da Informação e Chefe do Departamento de Biblioteconomia da UFMA, Dirlene Barros, apresenta a palestra “Arquivos, memória e direitos humanos: o exercício da cidadania através dos Arquivos”, na sede da APEM, a partir das 15h. O encerramento contará com interpretação musical do acervo do Padre João Mohana sob a guarda do Arquivo Público.

O objetivo da Semana de Arquivos difundir e valorizar o trabalho de salvaguarda do patrimônio documental do país, além de aumentar a visibilidade dos arquivos pela sociedade. O evento é realizado todos os anos em alusão ao Dia Internacional dos Arquivos de 2019, comemorado no dia 9 de junho.

SERVIÇO
O quê: Abertura da 3ª Semana Nacional de Arquivos no Maranhão
Quando: 4 (terça-feira), às 14h
Onde: Centro Administrativo do TJMA, Rua do Egito, Centro, São Luís

0 comentários:

Postar um comentário