quinta-feira, 27 de junho de 2019
O Arraial da Praça Maria Aragão é promovido pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado e além das atrações culturais oferece atrativos como uma variedade de pratos típicos maranhenses


O prato típico mais conhecido da culinária maranhense e que faz o maior sucesso entre nativos e turistas leva pouco mais de 40 minutos para ficar pronto. Folhas de vinagreira em uma panela, arroz em outra, uma pitada de tempero seco, sal e azeite na medida e os ingredientes só vão se conectar em uma vasilha maior quando for para cozinhar tudo junto com o camarão seco. Quando o ambiente exalar o cheiro característico, pronto: o famoso arroz de cuxá, iguaria conhecida no Brasil todo como o 'arroz maranhense', está pronto para ir à mesa e agradar o mais exigente dos paladares. As comidas típicas são um elemento a mais para quem vai prestigiar as atrações culturais do Arraial da Praça Maria Aragão que  será encerrada neste domingo como muitas atrações, entre elas o show da cantora nordestina Elba Ramalho.  

É assim que tem acontecido no Arraial da Maria Aragão, promovido pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado, com a porção do arroz sendo servida em quase 90% das barracas instaladas na praça e na Arena do Forró. "Às vezes só muda o acompanhamento, com peixe frito, torta de camarão ou frutos do mar. E a reação é sempre a mesma: ficar fã do arroz de cuxá e repetir o prato diversas vezes ao longo dos dias de funcionamento do arraial", relata Maria Aparecida, proprietária da barraca Delícias da Ilha que já participa do São João realizado na praça há pelo menos 10 anos.


Quem deseja experimentar na Maria Aragão iguarias para além da época junina, tem como opção o hambúrguer artesanal na barraca Casa do Ogro, que também participa pela primeira vez do São João na praça. "Adaptamos os nossos pratos o máximo que foi possível para nos adequar ao período junino, pois abrangemos um público diferente daquele que tradicionalmente se encontra nos arraiais. Nossos pratos continuam com qualidade, porém nosso cardápio diferenciado está pronto para atender aos frequentadores adeptos das comidas típicas", descreve o proprietário Sinval Júnior.


Para o motorista de aplicativo Gilvan Viegas, a comida de São Luís tem um sabor que combina com o período junino. "O arroz de cuxá é um dos mais pedidos porque tem a cara do Maranhão e é muito recomendado lá fora por quem já esteve em nossa cidade nos visitando e conhecendo sobre nossa cultura", opina o profissional.

As barracas da Maria Aragão e vendedores informais cadastrados pela Prefeitura, por meio da Blitz Urbana, também oferecem canjicas, cocadas, bolos de milho, pamonhas, mingau de milho e de tapioca, pipocas e outras delícias típicas do São João.

PROGRAMAÇÃO 


Na quarta-feira (26), as apresentações ficaram por conta da Dança do Boiadeiro Gibão de Ouro, Grupo Alternativo Companhia Batuk, Boi de Orquestra de São Simão, Boi de Orquestra Encanto do Olho d'Água, Boi da Baixada União da Baixada e Boi de Matraca de São José de Ribamar. O show da noite foi animado pela cantora Viviane Brasil e, na Arena do Forró, as atrações foram o Grupo Filhos da Terra e o Forró Encaixotado.


E pela segunda vez, o arraial foi palco de um pedido de casamento inusitado, com a cantora Viviane Brasil, que fez o show da noite, pedindo o músico Marcelo em casamento logo no início da apresentação. "Quem aqui não deseja um amor na sua vida, não é? Todo mundo deseja ser feliz. Eu tinha que compartilhar isso com vocês, em minha vida", declarou para a plateia que a assistia.

Nesta sexta-feira (28), quem inicia a programação junina no arraial oficial da Prefeitura é  a Companhia Cazumbá, seguida pelos grupos de bumba meu boi de Guimarães e Morros. Também acontece nesta sexta o show com o grupo Lamparina e as apresentações do Boi Barrica, bumba meu boi de Axixá e, para encerrar a noite, Maioba. Na Arena do Forró a animação fica por conta do Trio Poeirão e do Forró de Lo.

0 comentários:

Postar um comentário