quinta-feira, 6 de junho de 2019
“Chiador levantou Maioba. Chão tremeu, quem fez foi Maracanã… Ê boi! Chegou Batalhão da Mata. Enfrentou contrário do cordão, ê boi”. Passeando no shopping, fazendo compras no supermercado ou se preparando para voltar para casa no terminal de integração. Não importa onde, se escutou essa música já sabe que é o São João do Maranhão anunciando a sua chegada.

O Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) tem realizado no mês de junho uma série de “flash mobs” para divulgar as festas de São João que se aproximam. A ação consiste na junção de um grupo de pessoas que realizam uma intervenção artística por meia da música e da dança de forma inusitada e em locais imprevistos. É a primeira vez que o estado realiza uma ação nesse formato para difundir o evento.

O primeiro flash mob foi realizado em um supermercado no centro de São Luís, e gerou grande engajamento do público que estava no local e que se viu surpreendido em meio às compras de rotina. A ação foi registrada por meio de um vídeo, o qual foi compartilhado por várias pessoas nas redes sociais e mesmo quem não estava presente na hora da apresentação relatou sentir um pouco da emoção do momento.

Na terça-feira desta semana (04), quem passou pelo Terminal de Integração da Cohab pôde assistir ao balanço do Cazumbá, do boi e das índias ao som das toadas do Bumba Meu Boi, e pôde também integrar ao grupo por meio das matracas que são distribuídas durante as cantorias.

“Chega até a ser engraçado a reação do público nos locais de apresentação, por que as pessoas não esperam e de repente quando ouvem a música imediatamente elas se sentem invadidas e se envolvem. Porque a proposta na realidade é essa: fazer com que o público que está próximo interaja com a gente”,  declarou Alessandra Santos, uma das cantoras que compõem o flash mob.

Para Maria Noêmia, que presenciou a apresentação no terminal, a experiência foi positiva. “Eu fiquei muito contente com essa apresentação aqui, vim correndo pra ver e ainda peguei o finalzinho. Achei muito bonito”, afirmou.

Nos próximos dias, serão realizadas outras ações como essa em outros pontos da cidade. Quem sabe não é no lugar em que você está?

Fonte: Sectur 

0 comentários:

Postar um comentário