domingo, 30 de junho de 2019

Nunca as ruas do Centro Histórico de São Luís estiveram tão movimentadas. O fluxo de pessoas explodiu com a instalação das tradicionais bandeirinhas anunciando a chegada do São João 2019. O mosaico colorido que atraiu centenas de maranhenses e turistas, demarcava apenas o início das festividades juninas no Maranhão, cuja programação oficial será encerrada neste domingo (30), às 22h, com show da paraibana Elba Ramalho no arraial montado na Praça Maria Aragão.

Após mais de dez dias de festas espalhadas pela capital maranhense e no interior do estado, o São João do Maranhão foi um verdadeiro sucesso em 2019.  Essa é a opinião da empresária Gisele Moraes, que aproveitou o último fim de semana de festa junina para se divertir no Arraial do Ipem, um dos grandes destaques da programação desse ano. Gisele é paraense e há três anos mora no Maranhão. Ela disse que nunca tinha visto um São João tão forte como este ano.

“Com certeza esse ano foi muito mais bonito e chamou mais turistas para a cidade. Não só os turistas como os próprios moradores daqui se orgulharam e foram para os lugares que estavam enfeitados para tirar fotos. Eu acho que foi o máximo”, avalia a empresária.


A receita da repercussão positiva do São João deste ano pode ser sintetizada em uma palavra: criatividade. E o Arraial do Ipem foi justamente um dos que mais recebeu novidades. Com três palcos, espaço para venda de artesanato e praça de alimentação – com direito à food trucks, cervejarias artesanais e venda de comidas típicas –, o arraial chamou tanta atenção do público, que o governador Flávio Dino resolveu estender a programação no Ipem até o dia 6 de julho.

Além da decoração peculiar nas bandeirinhas, destaque para a Vila Cultural, que recriou um passeio pelos principais pontos turísticos de São Luís. Tanta diversidade faz com que o estudante de Economia Rodrigo Leite, desse uma pausa na redação da monografia, para aproveitar a festa com a namorada.

“Eu tô achando muito bom. Na verdade, tá muito mais movimentado do que no ano passado. Eu tô achando muito mais alegre, tô vendo as pessoas muito mais engajadas e o ambiente também mais trabalhado. Tá muito bonito”, afirma.

Comércio aquecido


O universitário Rodrigo Leite ressalta que esse tipo de investimento público em cultura “gera um efeito multiplicador”, fazendo com que a economia cresça.

Quem sentiu esse impacto positivo foi a comerciante Fernanda Wellenkamp. Há três anos ela vende comidas típicas no Arraial do Ipem, mas, segundo a microempreendedora, esse ano as vendas decolaram.

“Essa época do ano é muito importante para gente porque a gente consegue gerar uma renda maior. Ano passado foi muito bom, mas esse ano tá melhor ainda, o balanço tem sido bem agradável. A gente tem conseguido voltar para casa sem nada todos os dias”, ressalta.

Boom no turismo


“Fizemos o maior São João da história do Maranhão”, comemora o secretário de Cultura, Diego Galdino. Ele também aproveitou e dedicou o sábado (29), dia de São Pedro, para curtir a programação junina com a esposa. Galdino destaca que as festas alteraram a rotina nos hotéis de São Luís, com a grande chegada de turistas ao Maranhão nessa época do ano.

“São Luís tá lotada, recorde no turismo, o maior recorde de visitantes e turistas, ocupação hoteleira sendo um sucesso e a expectativa de mais 150 mil turistas chegando agora em julho. A gente tá muito feliz com os resultados e em saber que a população e a sociedade fizeram o maior São João da história do Maranhão”, frisou o secretário.

No artigo “O Maranhão está na moda”, publicado neste domingo (30), o governador Flávio Dino sublinha essa elevação turística. Segundo Dino, mais de 100 mil turistas visitaram o Maranhão em junho. O título do texto não poderia ser mais sugestivo, já que as belezas do São do João Maranhão nunca chamaram tanta atenção nacional.

Em uma rede social, Flávio Dino aparece em outra grande novidade apresentada já no finalzinho da festa: a Escadaria da Coreira (perto do antigo Casino Maranhense) obra do artista visual Gil Leros, que já virou novo cartão postal da cidade.

O São João deste ano vai se despedindo com gostinho de quero mais. Mas a certeza que fica é que em 2020 teremos festas juninas ainda mais criativas e populares.

Fonte: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário