quinta-feira, 6 de junho de 2019
Toda festa é melhor aproveitada quando se está tranquilo, por isso na terça-feira, 4, o Secretário de Estado da Cultura, Diego Galdino, esteve reunido com vários órgãos de segurança do estado. O encontro com o Secretário de Segurança e com os representantes do Corpo de Bombeiros do Maranhão e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) serviu para alinhar os últimos detalhes a respeito do planejamento de segurança para as festividades juninas.

“Mais uma vez nos programamos com antecedência e mais uma vez a segurança está garantida em todo o estado do Maranhão para que a festa mais tradicional do país, que é o São João do Maranhão, seja segura”, afirmou Diego Galdino.

“Esse trabalho estratégico de segurança nos eventos de carnaval, natal, réveillon e São João tem sido um dos fatores de sucesso desde 2015”, completou o secretário.

“Tivemos aqui uma reunião integrada de órgãos do estado e do município, força de segurança e forças administrativas, para regularmos as atividades do período do São João. Então, é uma marca forte que nós já temos nestes quatro anos da gestão do governo do estado com os outros órgãos municipais e federais, e isso será repetido para garantir um São João com muita paz e harmonia”, assegurou o Secretário de Segurança do Maranhão, Jefferson Portela.

O planejamento das festas é feito desde o início de forma conjunta, para que a população desfrute desses dias, do momento em que sai de casa, no trânsito, até a hora das apresentações nos arraiais.

“Vamos reforçar o ambiente de trânsito na cidade, e nos principais arraiais. O transeunte vai poder se deslocar até o arraial com segurança, e terão alguns pontos de interdição para embarque e desembarque”, explicou o coordenador de fiscalização de trânsito da SMTT, Adriano Medeiros.

Na parte anterior aos eventos, a equipe do Corpo de Bombeiros do Maranhão fará a fiscalização dos locais das apresentações. “São realizadas as vistorias e a emissão da licença para funcionamento, um ítem importante, porque uma vez que o Corpo de Bombeiros avalia qualquer estabelecimento, seguramente as pessoas vão poder ficar tranquilas acerca disso”, afirmou Célio Roberto Araújo, comandante geral do Corpo de Bombeiros.

A equipe da Polícia Militar estará presente com cavalaria, com pontos de revista e viaturas em todos os arraiais oficiais e apoiados pelo Governo do Estado. Estrutura montada para proporcionar boas experiências a quem for participar de uma das festas mais aguardadas do ano.

Programação

As prévias juninas começam nesta quarta-feira, 5, no centro histórico de São Luís, com diversas atrações aos fins de semana. No dia 19 será dada a largada para a temporada oficial , que se estende até o dia 30 de junho nos arraiais oficiais do Ipem e Maria Aragão. Já em Imperatriz, o São João do Maranhão será realizado de 12 a 15 de junho.

Além dos arraiais oficiais, o São João estará nos bairros da Cidade Operária, João de Deus, Anil, João Paulo, Liberdade, Anjo da Guarda, Largo de Santo Antônio (22 a 29 de junho) e Cohajap (1 a 13 de junho).

Outra atração que faz parte do calendário junino são as festas Encontro de Gigantes, Arraiá do Povo, Arena Pátio Norte, Encontro de Danças Portuguesas e Manifestações Culturais, São Pedro, São Marçal, Encontro de Miolos de Boi e Festival de Zabumbas. Estes eventos também receberam apoio do Governo do Estado.

Fonte: Sectur 

0 comentários:

Postar um comentário