segunda-feira, 17 de junho de 2019
Educadores estão sendo capacitados para aplicação do conteúdo da disciplina sobre Educação e Relações-Étnico Raciais; ação integra a política de Educação do prefeito Edivaldo


Dando início à nova etapa da formação, Educação e Relações Étnico-Raciais no Contexto da Lei nº 10639-03, ofertada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), professores coordenadores e gestores da rede municipal de ensino participaram no sábado (15), no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), Centro Histórico, da abertura do curso Arte Africana. A ação integra a política educacional da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. Este ano, a formação está sendo realizada por meio da parceria com o CCVM, que disponibilizou para as escolas da rede municipal um kit de Arte Africana, para utilização em sala de aula.

O material produzido pelo CCVM, e doado às escolas municipais, apresenta ilustrações da arte de 60 povos africanos, com características e linguagens diferenciadas. O catálogo e pranchas com ilustrações são registros da exposição "Africana - o diálogo das formas", de 2018, apresentada naquele espaço.

"O material é de excelente qualidade, não só gráfica, mas pela riqueza do conteúdo e a preocupação em também sugerir a orientação de abordagem dos temas em sala de aula. É fundamental a formação nesta temática para levar a importância da cultura africana, nossa matriz cultural, para a sala de aula", pontuou o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.


Sobre a parceria, o secretário frisou: "Há dois anos as crianças e jovens da rede fazem visitas constantes às exposições do Centro Cultural. É uma parceria importante, responsável e profissional".

Sobre o material, a curadora do CCVM, Paula Porta, destacou que vai além da arte. "É importante trabalhar em sala de aula e mostrar o conceito que cada peça representa, tais como ancestralidade, papel da mulher, respeito aos mais velhos e a organização social", disse. "É um material didático inédito no Brasil, da forma que foi pensado, e que foi voltado e disponibilizado só no Maranhão", completou.

A coordenadora da U.E.B. Evandro Bessa, no bairro Santa Bárbara, Lurdimar Santana, já faz planos para o trabalho com o kit em sala de aula. "Vou reunir os professores de história, geografia e arte para orientar de que forma vamos mostrar a importância da cultura africana para os alunos, e também a riqueza do continente, principalmente para nós maranhenses", disse.


FORMAÇÃO

A formação ofertada pela Secretaria Municipal de Educação aos profissionais da Educação Básica visa discutir o papel da escola e dos profissionais frente às Diretrizes Nacionais para a implementação da Lei nº 10639-03. Visa também efetivar as diretrizes curriculares nacionais para a educação e as relações étnico-raciais articulando teoria e prática no espaço escolar e planejar projetos pedagógicos que foquem a diversidade na construção histórico-cultural.

No processo de formação, este ano com a parceria do CCVM, serão ofertadas aulas com a historiadora, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, Juliana Bevilacqua, que é autora do livro 'Homens de Ferro'. Os ferreiros na África Central no século XIX (FAPESP; Alameda, 2011) e coautora do livro 'África em Artes' (Museu AfroBrasil, 2015).

As aulas podem ser assistidas pelo canal do Centro Cultural Vale Maranhão, no Youtube, somente para os inscritos no Curso.

Informação: Agência São Luís  

0 comentários:

Postar um comentário