terça-feira, 11 de junho de 2019
Evento "Um dia da família na escola" reuniu cerca de 250 crianças, de 2 a 5 anos, além de seus pais, familiares e responsáveis e ressaltou a importância de consumir alimentos nutritivos


Com a intenção de reunir a comunidade escolar, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou a segunda edição de "Um dia da família na escola" na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) de Educação Infantil Maria José Aragão, no bairro São Raimundo. O Dia da Família faz parte do planejamento anual de atividades da escola e substitui as comemorações dos dias dos Pais e Mães. A atividade focou na alimentação saudável e importância da vacinação. Cerca de 250 crianças, de 2 a 5 anos, além de seus pais, familiares e responsáveis participaram do evento.

"É importante reunir a comunidade escolar, trazer a família para participar da vida escolar do filho. É muito gratificante ver o interesse dos pais, e a atitude da gestão da escola em realizar um momento que além de proporcionar convivência, leva conhecimento para todos", frisou o secretário de Educação, Moacir Feitosa.

O evento teve a parceria do posto de saúde do bairro e contou também com a presença da nutricionista Dayane Madeira, da Superintendência de Apoio ao Educando (SAAE/Semed), que falou sobre a importância da alimentação saudável, benefícios de alimentos naturais e malefícios dos alimentos processados e ultraprocessados.

"Mostramos trechos do documentário 'Muito Além do Peso', e foi um choque para todos, principalmente para os pais, que conseguiram perceber os malefícios da alimentação errada", disse a nutricionista Dayana Madeira. O documentário 'Muito Além do Peso' (2012, Brasil) dirigido por Estela Renner, com a participação de Jamie Oliver, Amit Goswami, Frei Betto, Ann Cooper, William, Dietz, Walmir Coutinho, é um alerta à obesidade infantil.

De acordo com a gestora da escola, Raimunda dos Reis, o evento é sempre muito importante para reforçar com a família a necessidade de ficar atento com a saúde das crianças pequenas, principalmente nos dois pontos tratados no evento: vacinação e alimentação. "Fazemos uma campanha quase diária junto aos pais para desestimular que eles comprem lanches para os filhos trazerem para a escola, mostrando os riscos à saúde", disse.


ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 

A Secretaria Municipal de Educação trabalha nas escolas da rede municipal a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar. A alimentação escolar é fornecida pela gestão municipal de forma regular para os estudantes. A Semed segue orientação das normas estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) idealizadas para atender às necessidades nutricionais de cada faixa etária.

0 comentários:

Postar um comentário