quarta-feira, 31 de julho de 2019
O ciclo de palestras “Os Tambores de São Luís em debate”, iniciado no mês de junho, está de volta. O encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), acontece nesta sexta-feira (2), a partir das 15h, com entrada franca, no auditório da Casa de Cultura Josué Montello, Rua das Hortas, 327, Centro de São Luís.

Com o tema “O protagonismo heroico feminino negro da vodunsi e doceira Genoveva Pia”, a palestra desta sexta é do professor Gerson Lindoso, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Personagem importante do romance Os Tambores de São Luís, Genoveva Pia é uma combativa mulher negra, que ajuda os negros a fugirem do cativeiro.

O ciclo de palestras faz parte da programação de lançamento da edição especial do livro Os Tambores de São Luís. A nova edição foi organizada pela Casa do Autor Maranhense, com coordenação do escritor Wilson Marques e Joseane Souza, gestora da Casa de Cultura Josué Montello, com patrocínio da Cemar, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Debates

Esta já é a quarta rodada de debates. A primeira foi realizada com o escritor e acadêmico José Neres, na abertura do evento. A segunda, com os integrantes do clube Poesia do Olhar, que abordou a “Fotografia como memória e reflexão sobre o patrimônio cultural presente em Os Tambores de São Luís”. A última apresentada em junho contou com o pesquisador e escritor Flaviano Menezes, sobre “Os Lugares de Memória de Josué Montello em Os Tambores de São Luís”.

Na Casa de Cultura José Montello, equipamento cultural vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), também está exposta a mostra fotográfica “A São Luís de Josué Montello em Os Tambores de São Luís”, assinada pelo fotógrafo Edgar Rocha.

Fonte: Sectur 

0 comentários:

Postar um comentário