sexta-feira, 5 de julho de 2019

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) faz oficina terapêutica para mães dos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA). A atividade faz parte do projeto Mãe Participante e integra as ações de humanização da unidade. 

Na atividade, realizada no dia 04, as mães confeccionam peças de enxoval para os filhos. Nesta etapa, foram feitos dois itens da lista do enxoval do bebê, destinados para colocar hastes flexíveis de higiene e algodão. A decoração das duas peças do kit é feita pelas próprias mães. Participaram ainda mães com bebês da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo), ambos integram a Unidade Neonatal da maternidade.  

A oficina terapêutica reforça o laço afetivo entre a mãe e o filho, conforme explica a psicóloga da UTIN, Djanira Rodrigues Vieira. “As mães de bebês prematuros acabam pulando essa fase, que é de preparação do enxoval. Por isso, ao confeccionar esse presente para o próprio filho, o vínculo dela com a criança aumenta, além de ser um momento para encorajar e empoderar essa mãe a maternar seu filho”, explicou. 

A psicóloga reforçou ainda que a oficina ameniza o estresse, trabalha a coordenação motora fina por meio do trabalho manual, além de potencializar uma fonte de renda para as mães após a alta médica. 


Inaciane Pereira Viana, de 28 anos, do município de Aldeias Altas, distante 389 km de São Luís, expressou o sentimento por participar da oficina. “Estou gostando bastante. Aqui a gente esquece um pouco o problema de como minha filha está na UTI. Agora aguardo ela ganhar peso”, disse a mãe da Marina Ciele, que nasceu prematura com 28 semanas.

Compartilhando também da experiência em participar da oficina, Naiara Martins Pestana, de 21 anos, mãe de Luís Otávio, internado na unidade, lembrou a importância do momento. “É uma terapia tão boa. Temos que praticar mais vezes”, afirmou a moradora de São José de Ribamar, cidade da região metropolitana de São Luís.

Isleide Ferreira Neves, 29 anos, detalhou os ganhos com a oficina. “Meu filho está há um mês internado na UTI. Aqui nesta oficina nos distraímos, alivia um pouco a angústia que sentimos dos momentos que passamos apreensivas. Estou achando muito bom participar”, pontuou a moradora do bairro São Bernardo, em São Luís. 

Maternidade 

A UTIN integra um dos serviços oferecidos na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão. A equipe da UTIN é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais.

0 comentários:

Postar um comentário