terça-feira, 2 de julho de 2019
Espetáculo em circulação através do Programa Petrobrás em breve temporada no Teatro Arthur Azevedo neste final de semana

SÃO LUÍS – Estreia nesta sexta-feira, 05, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol – Centro), o espetáculo “Orlando” em circulação nacional através do Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura. A peça seguirá com sessões, no sábado, 06, e domingo, 07, no mesmo horário às 20h.

“Orlando” é uma criação do Grupo Expressões Humanas, a partir da obra homônima de Virgínia Woolf. Iniciou temporada há cinco anos, em Fortaleza (CE); em junho passado, esteve em cartaz em Belo Horizonte (MG), e após passagem pela capital maranhense seguirá para Belém (PA), dias 12 a 14 de julho, próximos.

Além das apresentações, o Grupo Expressões Humanas vai realizar ainda uma oficina de Teatro Ritual, ministrada por Marina Brito, cujo tema objetiva despertar as potencialidades do artista criador através da conscientização dos variados campos de percepção e da dilatação de tempo e espaço.

“Orlando” - Um ser imortal que ao longo de quarto séculos vive a experiência de ser homem e mulher sem perder a consciência de sua identidade.


Na peça, o espaço cênico é preenchido, entre vazios, por uma riqueza de narrativas e personagens com cenas dramáticas, quixotescas e cômicas. Em seu arco, Orlando atravessa mais de três séculos, ultrapassando as fronteiras físicas e emocionais entre os gêneros masculino e feminino, traçando uma profunda, mas também divertida discussão sobre a sexualidade humana. Como um ideal de ser, andrógino e artista, o personagem busca entender as inconstantes transformações da vida, da arte e do amor, abrangendo a discussão sobre a quebra destas barreiras para o espectador. Figurinos e adereços enriquecem o cenário e a trajetória de Orlando, sem respeitar as convenções das épocas. 

O público irá se surpreender com este espetáculo que traz monólogos interiores que marcam a transversalidade da encenação, pontuada pela Música, Poesia e Memória.

SERVIÇO:

TEATRO

“Orlando”

De 05 a 07 de Julho de 2019 - 20h

Local: Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol – Centro)

Ingressos na bilheteria do TAA: R$ 20 (meia para estudantes)

Circulação pelo Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura.

Realização: Grupo Expressões Humanas.


LINKS:





PRA SABER MAIS:

ORLANDO

Depois de cinco anos de sua estreia em Fortaleza, Orlando, espetáculo que nasce a partir da obra homônima de Virgínia Woolf, circula em 2019 pelo Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura nas cidades de Belo Horizonte/MG, São Luis/MA e Belém/PA. O grupo também ainda realiza oficinas de Teatro Ritual e rodas de intercâmbio com grupos locais.


Sobre o espetáculo:

O espetáculo envereda pelos monólogos interiores do personagem utilizando-se da transversalidade da encenação, pontuada pela música, poesia e memória. A palavra se apresenta forte e protagonista na cena, em meio a um espaço cênico quase vazio que espera ser preenchido por um fluxo transitório de narrativas e personagens. Entre cenas dramáticas, quixotescas e cômicas, os figurinos e adereços compõem o cenário e a trajetória de Orlando, sem respeitar as convenções das épocas.

Em sua trajetória Orlando atravessa mais de três séculos, ultrapassando as fronteiras físicas e emocionais entre os gêneros masculino e feminino, traçando uma profunda, mas também, uma divertida discussão sobre a sexualidade humana. Como um ideal de ser, andrógino e artista, busca entender as inconstantes transformações da vida, da arte e do amor.


Sinopse

Orlando é um ser imortal, que ao longo de quarto séculos vive a experiência de ser homem e mulher sem perder a consciência de sua identidade. Amante das artes transgride o tempo, o espaço e as convenções dos gêneros, na perene busca pelo sentido da vida, da arte e do amor.


O grupo

O Grupo Expressões Humanas iniciou sua trajetória em Janeiro de 1990, como um grupo de teatro experimental, procurando contribuir para a difusão e discussão do fazer teatral e do papel do artista e da arte em nossa sociedade.

Ao todo em seu currículo o grupo possui 18 trabalhos encenados e inúmeras participações em festivais e mostras de teatro e cultura. Destacando a participação em 2010 no projeto Palco Giratório do Sesc Nacional com os espetáculos Encantrago Ver de Rosa um Sertão, Os Cactos e Ensaio Para Um Silêncio, circulando com mais de 30 apresentações em mais de 10 estados brasileiros.

Em 2014 o grupo faz sua primeira viagem internacional participando da IV Feira Mundial da Palavra de Cabo Verde na África, com os espetáculos Orlando, Ensaio Para Um Silêncio, e o pocket show Orlando em Canções.

Em 2017 é contemplado como a circulação do espetáculo Orlando pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018, que circula agora em 2019.


Trajetória do espetáculo

Orlando teve sua estreia em novembro de 2013, depois de um longo processo de pesquisa e montagem de pouco mais de um ano. As duas temporadas de estreia no Teatro do Sesc Iracema e no Teatro Universitário em Fortaleza, faz a abertura do Festival Nordestino de Guaramiranga em 2014, neste mesmo ano também fez sua primeira viagem internacional participando da IV Feira Mundial da Palavra de Cabo Verde na África. Em 2016, faz a abertura do Festival Maloca Dragão 2016, do Centro Cultural Dragão do Mar. Participa também de festivais como a Mostra Sesc Cariri de Teatro, Noites Brasileiras, Festival de Teatro de Fortaleza. O espetáculo desde sua estreia não sai do repertório do grupo e faz periódicas apresentações todo ano. Em 2017 é premiado com o Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura, para circular em 2019 nas cidades de Belo Horizonte/MG, São Luis/MA e Belém/PA, quando completa cinco anos de espetáculo em atividade.


Ficha técnica

Adaptação dramatúrgica: Herê Aquino e Rafael Barbosa

Direção: Herê Aquino

Elenco: Juliana Veras, Marina Brito, Murillo Ramos

Músico: Zéis

Arranjos: Juliana Veras e Zéis

Composições e concepção Musical: Juliana Veras, Murillo Ramos e Zéis – processo colaborativo

Iluminação: Wallace Rios

Cenário: Herê Aquino

Figurino e maquiagem: Ruth Aragão

Designer Gráfico: Quintal Estúdio de Criação

Fotografias: Carol Veras e Diego Souza

Produção: Rogério Mesquita e Marina Brito

Realização: Grupo Expressões Humanas


Oficina

Vivência em Teatro Ritual

A vivência investigará elementos do Teatro Ritual, com o intuito de despertar as potencialidades do artista criador através da conscientização dos variados campos de percepção e da dilatação de tempo e espaço.

Com Marina Brito

Carga Horária 4h (um dia)

0 comentários:

Postar um comentário