terça-feira, 9 de julho de 2019

Nesta segunda-feira (8), o diretor da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), Prof. Odair José Neves, e o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, assinaram o Termo de Cooperação Técnica que vai garantir o aperfeiçoamento de professores, servidores e terceirizados dos 215 municípios que aderiram ao Pacto Estadual pela Aprendizagem.

A Formação será realizada através de 3 encontros formativos, que acontecerão na Escola de Governo do Maranhão e ocorrerão sob a forma de seminários, direcionados a 520 participantes em cada encontro. Ao todo, os encontros terão carga horária de 72 horas. Durante os seminários, professores, servidores e terceirizados beneficiados com a iniciativa terão acesso tanto à teorias quanto à práticas expositivas, com interação e estudos dos temas abordados de forma leve e didática e serão ainda estimulados com debates e exercícios de fixação de conteúdo, de modo que, temas importantes para a Administração Pública sejam contextualizados, visando assegurar a melhoria da qualidade do ensino.

Para o Prof. Odair José Neves, a assinatura do acordo representa um marco histórico e a união pela Educação maranhense materializado através dos esforços de órgãos comprometidos com as diretrizes de Governo da gestão estadual. “Estamos empenhados em cumprir essa missão junto com a Seduc, vamos formar esses profissionais e mudar histórias, atendendo as metas do Governo, sobretudo fazendo da Educação a nossa bandeira, uma bandeira humana, lúcida e alinhada com a ideia de transformação dos índices do nosso Estado, sonhada e colocada em prática desde o início da gestão do governador Flávio Dino”, afirmou o diretor da EGMA.

A formação continuada de professores e demais profissionais da educação, das redes estaduais e municipais, é fundamental para o fortalecimento dos sistemas educacionais. A prática é realizada em vários países do mundo e o Maranhão mais uma vez sai na frente em defesa da Educação.”Esse Termo de Cooperação é muito importante, pois possibilitará à Escola de Governo do Maranhão, que tem expertise em formações das mais diversas, nos auxiliar nessa missão de ofertar formação para professores, servidores e terceirizados dos 215 municípios que aderiram ao Pacto Estadual pela Aprendizagem. Isso só fortalecerá, ainda mais, o trabalho que estamos desenvolvendo por meio do regime de colaboração, para garantir que os estudantes maranhenses tenham uma aprendizagem efetiva. O governador Flávio Dino é um gestor muito sensível à causa da educação e enxergou que era necessário o Estado ajudar os municípios nessa missão de ofertar uma educação pública de qualidade”, realçou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Impacto

A importância da parceria EGMA e Seduc se dá pelo o enfrentamento à exclusão escolar, fortalecimento de ações voltadas para a qualificação dos espaços e práticas escolares, correção do fluxo, além da garantia de apoio técnico e pedagógico no monitoramento do acesso, da permanência e do aproveitamento escolar, uma vez que a formação continuada possibilita o aperfeiçoamento de competências técnicas e comportamentais essenciais para o processo de mudança que vão impactar os 215 municípios que aderiram a Pacto Estadual pela Aprendizagem e consequentemente garantir a melhoria da qualidade da Educação do Estado do Maranhão.

A programação completa estará disponível em breve. Esteve presente no ato de assinatura, o secretário de Estado da Cultura (Secma), Anderson Lindoso.

Fonte: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário