sábado, 20 de julho de 2019
Aconteceu na tarde desta quinta-feira (18) na Sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão - Fiema, a primeira edição do Prêmio de Gestão Ambiental dos Municípios do Estado do Maranhão. 

O objetivo foi alcançar aos municípios maranhenses que possuem Termo de Habilitação para Licenciamento Ambiental e os não-habilitados, para contribuir com o fortalecimento da Gestão Ambiental municipal, além de reconhecer as ações ambientais das cidades legalmente habilitadas, que contemplam os principais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

"O Seminário é de suma importância principalmente para capacitar os municípios a executarem com eficiência e eficacia as ações relacionadas à Gestão Ambiental Municipal e, a importância do Prêmio é logico, motivá-los a continuarem na busca pela excelência dessas ações". pontuou Diego Lima Matos, secretário adjunto de Licenciamento Ambiental da Sema.

Para o secretário de Meio Ambiente, Rafael Ribeiro, o Prêmio dá o devido reconhecimento às ações das secretarias municipais. "Nós sabemos das dificuldades e temos tentado promover parcerias para fomentar esses tipos de ações, em especial a o auxílio técnico institucional a estes municípios. Por isso o Prêmio é relevante, porque dá ânimo para continuar um bom trabalho". afirmou.

A cerimônia aconteceu após a realização do Seminário Anual de Gestão Ambiental Municipal, onde seis municípios receberam homenagens. Os municípios de Imperatriz, Estreito e Itinga do Maranhão ficaram com os 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente pela Gestão Ambiental execício 2018. 

"É muito gratificante você saber que o esforço de um trabalho resultou no reconhecimento em uma premiação, então isso só nos motiva a trabalhar muito mais em ações ambientais para que possamos melhorar ainda mais a qualidade de vida da nossa população. Esse prêmio só nos motiva e vai motivar muito mais para continuarmos nossos trabalhos na área ambiental" afirmou Rosa Arruda, secretária municipal de meio ambiente de Imperatriz.

Para Bruno Ramoelc, secretário municipal de Meio Ambiente de Estreito, que recebeu o 2º lugar, receber o prêmio é uma honra. "É uma satisfação enorme a Sema ter realizado essa premiação para os municípios. Isso dá entusiasmo para nós gestores de Meio Ambiente para darmos continuidade a essa grande luta que é a questão ambiental. Agradeço ao grande empenho da Sema junto a todos os municípios e parabenizar pelo grande incentivo que é o Prêmio de Gestão Ambiental", pontuou.

O município de Itinga do Maranhão ficou em 3º lugar e para Lucio Flávio, prefeito da cidade, a certificação é uma conquista e agradeceu pelo reconhecimento."Gostaria de agradecer a Deus e à nossa equipe. 217 municípios concorreram e Secretaria de Meio Ambiente e nós fomos premiados. Nossa equipe está de parabéns, essa é a prova que os vereadores estão realmente nos ajudando na Câmara de Vereadores. O povo está confiante e nós estamos no caminho certo. 

Gostaria de agradecer ao secretário Rafael Ribeiro, ao governador Flávio Dino em nome da secretaria. Parabéns a todo o povo de Itinga, muito obrigada por tudo".

Fonte: SEMA 

0 comentários:

Postar um comentário