segunda-feira, 29 de julho de 2019
Um dos mais belos cartões postais de São Luís, o pôr do Sol visto na Praça Pedro II, em frente ao Palácio dos Leões, vem atraindo ainda mais a atenção de maranhenses e turistas com a retomada do projeto Pôr do Sol no Palácio, que durante todas às sextas-feiras de 2019, vai animar o finzinho da tarde com o melhor da música instrumental.

Nesta sexta-feira (26) não foi diferente. Ao som de clássicos do chorinho, um dos gêneros mais marcantes da música brasileira, famílias e grupos de amigos foram curtir o visual estonteante em um dos cenários mais bonitos da capital maranhense.

O cavaquinhista e bandolinista Wendell Cosme encantou o público com um repertório diversificado de chorinhos. A atração musical despertou o interesse da engenheira agrônoma catarinense Caroline Sena. Há 15 anos Caroline mora em São Luís e fez questão de compartilhar o momento com uma amiga e uma prima de Santa Catarina que estão conhecendo as belezas do Maranhão.

“Eu recebi a programação e vim exatamente para isso. Cheguei de viagem dos Lençóis Maranhenses diretamente para cá. Eu acho sensacional esse projeto porque dá a importância que o Centro Histórico deve ter. Dá uma vida pra isso daqui. As pessoas da cidade passam a frequentar ainda mais esse espaço lindíssimo com o pôr do sol e a boa música. [O projeto] alia as coisas boas da vida, do nosso bem viver”, ressalta.

O objetivo do projeto é ocupar espaços públicos e valorizar os artistas locais, possibilitando o acesso democrático à cultura.

O estudante universitário Josiel Guedes foi com os amigos apreciar o Pôr do Sol no Palácio. Ele acredita que o projeto torna esse tipo de espaço público ainda mais acessível para a população.

“Eu vejo como uma iniciativa importante, porque valoriza não só a cultura, mas também valoriza o espaço público em si, tornando ele mais democrático. Eu acho importante também apreciar essa questão da natureza, aproveitar o espaço público a favor, ao ar livre”, destacou Josiel.

A pedagoga Linair Marins assistiu ao show de Wendell Cosme ao lado do marido. Ela mora em São Luís e acredita que esse tipo de iniciativa é importante não só para turistas, mas para o lazer da população local.

“É bom para turistas e até mesmo para gente aqui de São Luís que não estava acostumado a fazer esse tipo de passeio, mas agora tá sendo bem atrativo. Viemos especialmente hoje para fazer parte desse evento”, afirma Linair.

Renda extra

Com a atração de pessoas, o projeto Pôr do Sol no Palácio acaba estimulando a atividade comercial no local. A vendedora ambulante Jaciara Regina vem aproveitando o público do projeto para garantir aumento das vendas após o São João.

“No mês de julho aqui não tinha programação. Acabava o São João e ficava largado, agora não. Já tem umas duas sextas-feiras que eu venho fazer uma renda extra”, pontua.

Dona Jaciara também acredita que o movimento é bom para visitantes e ludovicenses. “Eu acho importante tanto para a cultura quanto para o lazer da população de São Luís. Aqui faz tempo que tava esquecido e uma programação dessa veio a calhar, tanto para nós quanto para o turista que tá aqui no mês de julho”, avalia.

As atrações do projeto Pôr do Sol no Palácio se apresentam durante as sextas-feiras até o dia 27 de dezembro, sempre das 17h30 às 18h30.

Fonte: Sectur

0 comentários:

Postar um comentário