sábado, 17 de agosto de 2019
O Centro Cultural do Engenho de Pindaré-Mirim, aparelho cultural vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), realizará a partir desta sexta-feira, 16, ampla programação para comemorar 135 anos do Engenho, importante exemplar arquitônico e símbolo histórico da economia açucareira, construído na cidade de Pindaré-Mirim, no século XIX.

O centro cultural ocupa os espaços do prédio histórico, e foi inaugurado no começo deste ano com exposição permanente, biblioteca, cineteatro e salas de cursos e oficinas. A obra de restauração e adaptação do prédio foi realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com o Governo do Maranhão, que também realizou a urbanização do entorno para espaços de cultura, lazer, esporte e integração comunitária.

A comemoração contará com diversas atrações culturais, exposição e roda de conversa. Nesta sexta-feira, 16, está prevista celebração ecumênica e um bate papo com o historiador e mestre da cultura, Euzamar Medeiros. No final do dia tem recitais de poesias regionais, a partir das 19h.

No sábado, 17, e domingo, 18, grupos de capoeira, dança, bandas de reggae e manifestações folclóricas estão previstos para animar o centro cultural.

Para a diretora do centro cultural, Macielma Torres, o centro cultural não poderia deixar de celebrar tão importante data.

“A história do Engenho faz parte da cidade e está integrada à vida dos moradores, os visitantes se admiram da riqueza de sua arquitetura e atualmente o museu vem ocupando seus espaços no sentido de dar vida, arte e cultura para o local”.

O centro cultural Engenho Central de Pindaré-Mirim oferece visita mediada aos espaços do local, cursos, oficinas e sessões de cinema. Funciona de terça a sábado das 9 às 11h e das 16h às 21h. Aos domingos, o espaço fica aberto de 16 às 21h.

Informação: Sectur 

0 comentários:

Postar um comentário