segunda-feira, 12 de agosto de 2019

A Universidade Federal do Maranhão (Ufma) convida o público, artistas, curadores e produtores e estudantes de artes para a abertura da exposição internacional ‘Banco de Imagens//pessoas.com’, da artista visual Marie-Ange Giaquinto. Com entrada gratuita, a mostra será inaugurada nessa quinta-feira (15), às 19h, na Galeria Antônio Almeida, no Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782, Centro), em São Luís (MA).

Selecionada no Edital 2019 de Ocupação da Galeria Antônio Almeida, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), via Departamento de Assuntos Culturais (Dac), a exposição é uma realização da Ufma/Proexce/Dac, com apoio da Fundação Sousândrade, Ascom UFMA, TV Ufma e Universidade FM. A mostra reunirá uma série inédita de 20 pinturas em acrílico sobre tela.

A exposição ficará aberta a visitação pública nos períodos de 16 a 20 de agosto/19, das 14h às 18h, e de 21 de agosto a 13 de setembro/19, no horário das 08h às 12h e das 14h às 18h. Segundo a artista visual, “as pessoas contam sua história através do corpo. Trabalhamos esta narrativa em nossa primeira exposição que será inaugurada  no Maranhão”, disse Marie-Ange Giaquinto, Mais informações: www.cultura.ufma.br.

PESSOAS.COM


A escolha dos desenhos das figuras humanas foi inspirada na iconografia digital, no ‘Banco de imagens//pessoas.com’, de domínio público da internet, que são imagens vetoriais, algumas livres de direitos autorais”, disse Marie-Ange Giaquinto. “As imagens de pessoas.com são inseridas em outro espaço, o pictórico onde procura-se criar uma sincronia entre a anatomia humana e o movimento do desenho na composição geométrica”, acrescentou a artista.

Ela complementa ainda observando que o “corpo humano é capaz de se adaptar a inúmeras situações, de movimentar-se de variadas maneiras e de assumir uma infinidade de posições. Os temas escolhidos são inerentes à condição humana, tais como o anonimato, a incerteza, o sonho, o encontro, a incomunicabilidade, a mesmice, o coletivo, a reflexão”, afirma a artista visual Marie-Ange Giaquinto.

EXPOSIÇÕES

Entre as mostras individuais e coletivas realizadas estão: ‘Banco de imagens//pessoas.com’, na Galeria Conviv’art da UFRN (RN); ‘Cenas de Violência: Silêncio’, no SESC Aracaju (SE) e no MISA, em Maceió (AL); ‘Contracenando’, no Museu de Arte de Blumenau (SC), Galeria Renato de Almeida, em Juiz de Fora (MG) e na Galeria de Arte Lourdes Saraiva Queiroz, em Uberlândia (MG); ‘Personagens do Museu’, em Paço dos Açorianos, na Sala da Fonte, em Porto Alegre (RS).

Expôs ainda na Casa Galeria, em São Paulo (SP); no IV International Biennale of Enamell Art Vilnius, na Lituânia e Artistes Émailleurs, Le Plessis-Pâté, na França. . Em 2007, realizou a exposição em The 20th International Cloisonne Jewelry Contest, no Pola Museum Ginza, da cidade de Tokio, noa Japão. Participou do VI Exposition Internacional, no Museu de l’Esmalt Contemporani, em Tarragona, na  Espanha e  no Simposi Internacional Audiovisual d’Esmalts, em Cidade, em Barcelona, Espanha.

Serviço

O quê: Exposição internacional ‘Banco de Imagens//pessoas.com’, da artista visual Marie-Ange Giaquinto.
Quando: Quinta-feira (15)
Horário: 19h.
Onde: Galeria Antônio Almeida do Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782, Centro), em São Luís (MA).
Visitação pública: De 16 a 20 de agosto/19, das 14h às 18h, e de 21 de agosto a 13 de setembro/19, no horário das 08h às 12h e das 14h às 18h.

0 comentários:

Postar um comentário