terça-feira, 20 de agosto de 2019
O Conselho Estadual de Cultura vem realizando fóruns em diversos municípios como parte da primeira etapa preparatória para eleição dos representantes que integrarão a nova composição da instituição para o biênio 2019/2021. A plenária final será realizada em Açailândia no dia 31 de outubro.

Até agora já foram realizados fóruns regionais nas cidades de Raposa, João Lisboa, Fortaleza dos Nogueiras, São Benedito do Rio Preto e São Mateus.

Neste sábado, 24, o Consec-ma realiza a última regional na cidade de Guimarães. O encontro acontece no mesmo dia do encerramento da Semana de Cultura Popular, que este ano terá programação em diversas cidades além de São Luís.

Para o presidente do Conselho de Cultura, Neto de Azile, os fóruns são espaços importantes de socialização e debate das políticas públicas. “Esse processo também propicia mais transparência ao processo eleitoral junto aos gestores públicos de cada cidade, representantes da sociedade civil e fazedores de cultura”, frisou.

Após a realização dos fóruns regionais cada município realiza o fórum municipal, onde serão eleitos delegados que participarão do fórum estadual.

Serão eleitos representantes das mesoregiões do estado, da sociedade civil e representantes de segmentos específicos da cultura, como artes cênicas, música, livro e literatura, audiovisual, patrimônio cultural, cultura popular entre outros.

Os conselheiros têm como atribuição elaborar as diretrizes e os princípios do Plano Estadual de Cultura bem como fiscalizar e acompanhar a execução do plano.

O Conselho Estadual de Cultura é um órgão colegiado composto por 20 representantes da sociedade civil e 20 do poder público. Os conselheiros são eleitos de dois em dois anos, podendo o mandato ser prorrogado somente uma vez, e o seu exercício é considerado função prioritária e de relevante interesse público.

Informação: Sectur 

0 comentários:

Postar um comentário