sexta-feira, 2 de agosto de 2019
Pesquisadores de vários países estarão reunidos em Foz do Iguaçu para participar de um dos principais eventos mundiais sobre GEE na agricultura


Organizada pela Embrapa, Instituto de Pesquisa Agropecuária (INIA - Chile), Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA Argentina), Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e Universidade de São Paulo (USP), a sétima edição da Conferência Internacional sobre Gases de Efeito Estufa e Agricultura Animal terá lugar em Foz do Iguaçu - PR, do dia 4 a 10 de agosto no Centro de Convenções e Eventos do Hotel Golden Park Internacional de Foz. O evento é realizado a cada três anos, passando de continente para continente. Em 2019 será a primeira vez na América Latina. 

O agrônomo e pesquisador da Embrapa Cocais Antonio Carlos Reis Freitas vai apresentar o trabalho “Potencial de neutralização de carbono do sistema de pecuária de corte no bioma Cerrado do Maranhão” durante o evento. A pesquisa mostra o balanço entre emissões entéricas e estoques de Carbono de sistemas de pecuária financiados com recursos do Plano ABC no Estado do Maranhão. Os resultados foram obtidos com uso de técnicas de modelagem usando as ferramentas ALU software e Análise de Envoltória de Dados (DEA). A modelagem levou em consideração dados de 109 municípios referentes aos anos 2006 e 2017, tais como: área de pastagem; área de floresta; rebanho bovino; valor do financiamento pecuário e valor do Produto Interno Bruto Agropecuário Municipal. As conclusões mostram que a recuperação de pastagens degradadas no bioma Cerrado do Maranhão tem o potencial de mitigar 5,5 milhões de toneladas de Carbono equivalente (MtCO2) ao custo de R$ 1.333,00/ha.

O objetivo do evento é apresentar os resultados das emissões e remoção de GEE através de diferentes sistemas de produção em todo o mundo, bem como os avanços em eficiência e as estratégias de mitigação mais populares e promissoras. Além de promover a integração de profissionais que trabalham com emissões de gases do efeito estufa em todo o mundo para troca de experiências e conhecimentos.

GGAA 2019 - Com foco no apoio da ciência às práticas agropecuárias, esta edição busca trazer o conhecimento científico gerado durante os encontros anteriores e apresentar sua aplicação na busca de soluções para mitigação de gases de efeito estufa e adaptação dos sistemas de produção às mudanças climáticas. Cientistas vão apresentar resultados de pesquisas sobre emissão e remoção de GEE e os principais avanços em diferentes sistemas agropecuários, como na criação de bovinos, ovinos, suínos e caprinos. 

Segundo o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste Alexandre Berndt, presidente do Comitê Organizador Local e do Comitê Científico Internacional, cerca de 150 profissionais, de 39 países, vão participar do evento. Entre apresentações orais e pôsteres, são 158 trabalhos que abrangem diversas linhas de pesquisa, como, por exemplo, estratégias nutricionais para reduzir as emissões na pecuária, seleção genética de animais, sistemas de produção mais sustentáveis, modelos matemáticos para prever as emissões de metano de ruminantes, tratamento com inibidores e uso de extratos vegetais para reduzir emissões.

Palestras com cientistas renomados também estão na programação. Henning Steinfeld, da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO - Itália), fala sobre o papel da FAO no apoio às práticas sustentáveis; Alexander Hristov, professor da Universidade da Pensilvânia (EUA), apresenta Redes de Alimentação, Nutrição e Genômica Microbiana de Rúmen da Global Research Alliance (GRA); Thelma Krug, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e vice presidente do IPCC, aborda o papel do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Além deles, mais 8 palestrantes internacionais discutem temas relacionados às emissões na pecuária durante a 7ª GGAA.

Nos dia 09 e 10 de agosto será realizada a assembléia anual do grupo de ruminantes da GRA, com representantes de 29 países.


Fonte: Embrapa 

0 comentários:

Postar um comentário