sexta-feira, 9 de agosto de 2019

A comunidade axixaense e de cidades adjacentes participaram na quarta-feira, (07), do I Seminário de Fortalecimento da Gestão Costeira com ênfase no combate ao Lixo no Mar. O evento, realizado pela Sema, aconteceu no auditório do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - Iema do município.

O evento contou com participantes das cidades de Axixá, Morros e Icatu e teve a participação do poder público municipal, escolas, sindicato de trabalhadores rurais, colônias de pescadores, Câmara de Vereadores de Morros e Procuradoria Municipal de Axixá.

O seminário teve como objetivo debater sobre os instrumentos de gestão costeira e a problemática do lixo no mar, além de discutir com os municípios estratégias de ação para combater essa problemática a partir da agenda estabelecida pelo Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar.

"A ideia surgiu a partir de um compromisso voluntário assumido pelo Governo Federal na Conferência dos Oceanos, onde um dos focos era promover as ações voltadas pra atender a ODS de número 14, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Baseando-se nisso, a Supertendência realizou um Planejamento de uma série de seminários, para discutir essa temática nos municípios costeiros ao longo da desse segundo semestre de 2019. Este foi o primeiro, realizado aqui em Axixá e contemplou os municípios de Icatu e Morros e, a proposta é, além de disseminar o conhecimento acerca da Política de Gerenciamento Costeiro, os instrumentos de Gerenciamento Costeiro e também a problemática do lixo no mar, é discutir com os municípios as estratégias de implementação de ações voltadas pra combater esse problema." Afirmou Sérgio Serra, Supervisor de Planejamento Ambiental da Sema.

O trabalho foi realizado pela Superintendência de Planejamento e Monitoramento, por meio das Supervisões de Estudos Ambientais e de Planejamento Ambiental, e contou com o apoio do Laboratório de Gerenciamento Costeiro do curso de engenharia de pesca da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, coordenado pelo professor Rafael Lobato.

"A proposta também é que seja uma ação integrada, levaremos essa pauta para discutir com a Superitendência de Gestão de Resíduos e com a Educação Ambiental também, para fortalecer ainda mais essa ação." Completou Sérgio. 

Fonte: Sema 

0 comentários:

Postar um comentário