quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Anúncio foi feito em reunião do conselho gestor, onde também foram recebidas quatro novas empresas apoiadoras do programa, que desenvolve fornecedores há 20 anos no Maranhão.


SÃO LUÍS – As empresas mantenedoras do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) – Alumar, Cemar, Eneva, Solar - Coca-Cola e Vale – o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia e a FIEMA, como gestora do programa, se reuniram na quarta-feira, 28, na Casa da Indústria Albano Franco, em reunião do Conselho Gestor.

Na oportunidade, o PDF recebeu novas empresas apoiadoras - Montisol, Comar - Consórcio Maranhão, Emap - Empresa Maranhense de Administração Portuária e KW do Brasil, além da Cimento Bravo e da Dínamo Engenharia, que renovaram sua parceria com o programa. Também foi anunciada, na ocasião, a reativação do CIN - Centro Internacional de Negócios da FIEMA, cujos serviços ficarão agora sob a responsabilidade do PDF.

“Via PDF, nós retomamos a certificação de origem. O Ministério da Economia concede às federações das indústrias a possibilidade de emitir certificados de origem e uma série de documentos necessários à internacionalização das empresas, e a FIEMA substabeleceu o PDF para que seja o gestor do Centro Internacional de Negócios – CIN. A partir de agora o PDF já está regularizado junto ao Ministério para prestar mais esse serviço para as empresas”, explicou o superintendente interino da FIEMA, Diogo Lima.


Segundo o superintendente, além do CIN, mais três novos serviços serão ofertados pelo PDF para empresas maranhenses. Um deles é o serviço de cotação de preços, que permitirá que empresas de todos os portes e segmentos obtenham propostas comerciais de fornecedores maranhenses de materiais e serviços cadastrados no site do programa. Um outro serviço é a divulgação de editais de processos licitatórios dos órgãos públicos. “Depois do lançamento do portal de negócios em maio, estamos desenvolvendo essa nova ferramenta, e estamos motivando o poder público, estado e prefeituras, a divulgarem os editais por meio do portal”.

“Entre esses serviços estão o certificado digital. O PDF vai se tornar, junto com a FIEMA, autoridade certificadora digital. Poderemos emitir certificados com velocidade, presteza e com a qualidade dos serviços que é reconhecida ao PDF, a um preço competitivo, especialmente aos associados, mantenedores e apoiadores”, afirmou.

Outro ponto abordado na reunião e que será trabalhado a partir deste ano pelo programa é o fortalecimento de cadeias produtivas, que consiste no diagnóstico de setores no Estado, a fim de verificar onde estão seus maiores custos e buscar produtos mais competitivos, para que o Maranhão não perca mais vendas em razão da competitividade do produto produzido no Estado. “Um exemplo é o setor de malhas em geral, nós não temos uma tecelagem no Maranhão. Antes do apoio da FIEMA, os empresários só compravam a malha pronta de Santa Catarina. Hoje, eles compram o fio e a linha da China, mandam esses insumos para Santa Catarina pelo Porto do Itaqui para tecer e tingir, e vem o produto acabado para o Maranhão. Ou seja, toda riqueza está ficando lá, apesar de nós termos um porto mais competitivo, com uma posição geográfica muito mais estratégica, e nós fazemos uma operação por Santa Catarina. Então, é esse tipo de distorção que nós estamos corrigindo, buscando fornecedores estrangeiros, para conseguir preços mais competitivos para os empresários e cadeias maranhenses”, ressalta Diogo Lima.


NOVOS APOIADORES - Na reunião do Conselho Gestor foram apresentadas também as novas empresas maranhenses que entraram como apoiadoras do programa. Para o diretor comercial de negócios do Comar - Consórcio Maranhão, Rodney Ventura, o PDF é um programa surpreendente, com um leque de serviços e oportunidades.

“Nós já trabalhamos com algumas das mantenedoras do PDF. A percepção é que o Maranhão tem fornecedores de porte, percebemos que o Programa é fundamental para isso, além de proporcionar novos contatos com o mercado, nos permite também apresentar o que somos capazes de fazer, ou seja, cria novas oportunidades”, destacou o diretor do Comar que é uma empresa que trabalha na área de serviços industriais de base nas áreas de energia, mineração, química, óleo e gás, alumínio.

O superintendente da FIEMA deu as boas-vindas às empresas. “Nós tratamos os mantenedores e apoiadores do PDF como se filiados ao nosso Sistema fossem. O PDF abre portas para todos os serviços que o Sistema FIEMA presta internamente, como para os que são oferecidos pela FIEMA, SESI, SENAI e IEL”.


No encontro também foram apresentadas as ações desenvolvidas e os resultados alcançados pelo PDF nos meses de julho e agosto, como as licitações divulgadas no período e os encontros de negócios realizados em Imperatriz, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), e em Açailândia, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Açailândia (ACIA).

SOBRE O PDF – O objetivo do programa é fazer com que as empresas maranhenses ganhem competitividade para fornecer produtos e serviços para todos os empreendimentos instalados ou em fase de instalação no Maranhão, gerando mais emprego, renda e qualidade de vida no estado.

O PDF atua na assessoria aos negócios, consultoria, capacitação e certificação às empresas cadastradas com a finalidade de torná-las mais competitivas e propiciar-lhes a busca de excelência para atender à crescente demanda por serviços e produtos no Maranhão. A premissa do Programa é trabalhar para evitar que se importe de outros estados ou países o que pode ser feito por empresas e pessoas estabelecidas no Maranhão.


Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário