quarta-feira, 28 de agosto de 2019

A sobrevivência dos povos indígenas isolados da Amazônia está em risco enquanto partes de sua floresta estão sendo consumidas pelo fogo.

No Maranhão, há relatos de incêndios em uma área onde vivem indígenas isolados do povo Awá, o último reduto de floresta na região.

Indígenas da região relataram que os madeireiros que provocaram os incêndios estão fortemente armados, e tentando proibir os bombeiros de combater o fogo.

Um vídeo que mostra dois indígenas isolados Awá foi publicado no mês passado. Agora sua floresta está queimando e eles correm risco de serem mortos.

Em outra parte do Brasil, a floresta ancestral do povo Uru Eu Wau Wau, onde também vivem indígenas isolados, está sendo destruída.

Os Uru Eu Wau Wau são conhecidos como o povo “gavião-real”, pois eles usam as grandes penas da ave para fazer flechas e cocares. Eles chamam seus vizinhos isolados de Jururei, que significa “corajosos”. Seu território tem sido alvo de fazendeiros e grileiros há anos.

O povo Guajajara, vizinho dos Awá, tem trabalho há muito tempo para proteger a floresta dos indígenas isolados Awá. Os Guardiões Guajajara patrulham a floresta para expulsar madeireiros, e também combateram incêndios que ocorreram em anos anteriores.


Ativistas estão preocupados que essa onda de incêndios possa aniquilar os isolados Awá e estão clamando por uma ação urgente.

A COIAB, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, também publicou uma nota sobre os incêndios: “Os incêndios estão destruindo as matas que ainda restam nessas regiões, espaços vitais para a sobrevivência de nossos parentes…Há povos isolados também no Estado do Mato Grosso, muitos deles ainda não tiveram sua presença reconhecida pelo Estado brasileiro, que podem também estar em processo de fuga e violência em decorrência dos atuais altos índices de desmatamento e incêndios.”

Os indígenas Awá, o povo mais ameaçado do planeta, já enfrentam as ameaças de invasores ilegais que adentram seu território, que são ilhas de floresta em uma grande área desmatada.


Os povos indígenas isolados são os mais vulneráveis do planeta. Eles enfrentam uma catástrofe, a não ser que suas terras sejam protegidas.

O diretor da Survival International, Stephen Corry, disse hoje: “Esses incêndios não são apenas uma catástrofe ambiental, são também ações genocidas. Ao encorajar os fazendeiros e madeireiros que colocaram fogo na floresta, o presidente Bolsonaro está assinando a declaração de morte dos povos indígenas isolados. Se sua floresta é destruída, eles não sobreviverão.”

Informação: Survival International 

0 comentários:

Postar um comentário