quinta-feira, 1 de agosto de 2019
A programação do Reviva, que se estende até dezembro, tem início já nesta sexta-feira (2) com o Arte na Praça, que leva para a Praça da Mãe d'Água a apresentação do Clube do Choro, a partir das 18h


Durante o Passeio Serenata desta quarta-feira (31), que encerrou as atividades de julho do programa Férias Culturais da Prefeitura de São Luís, o prefeito Edivaldo Holanda Junior, ao lado da primeira-dama Camila Holanda, anunciou que as ações culturais que visam à revitalização do Centro Histórico seguem com programação semanal até o final do ano por meio do programa Reviva Centro  2019. A programação do Reviva tem início já nesta sexta-feira (2) com o Arte na Praça, que leva para a Praça da Mãe d'Água a apresentação do Clube do Choro, a partir das 18h. 

"Durante todo o mês de julho tivemos uma presença muito grande de pessoas aqui no Centro Histórico. Devido a esta aceitação, estamos ampliando as atividades do programa Reviva. São programas que estão trazendo as famílias de volta ao Centro. Isso é muito importante para os maranhenses e para as pessoas que chegam a São Luís", disse o prefeito Edivaldo que, ao lado da primeira-dama do município, Camila Holanda, acompanhou todo o trajeto do Passeio Serenata. O superintendente do  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Maurício Itapary, também participou do evento, bem como secretários municipais, entre eles a secretária de Turismo, Socorro Araújo. 

Além do Passeio Serenata, roteiro turístico que sublinha aspectos históricos da cidade e destaca personalidades marcantes da sua trajetória no tempo, o Reviva repetirá em sua programação outras atividades como o Sarau Histórico e o Roteiro Reggae, sempre a partir das 19h, em dois locais emblemáticos de São Luís: a Praça Benedito Leite e o Complexo Deodoro, requalificados pelo IPHAN em parceria com Prefeitura de São Luís. 


Durante o encerramento do Férias Culturais com o Passeio Serenata, centenas de pessoas percorreram o Centro Histórico numa espécie de imersão histórica. Com fundo musical que resgata o cancioneiro popular brasileiro e ressaltando o repertório maranhense, o passeio mistura gerações e diferentes públicos. Maranhenses e turistas curiosos em saber sobre aspectos históricos da cidade têm oportunidade de travar conhecimentos sobre passagens curiosas a partir da narrativa da guia de turismo e da interpretação de atores maranhenses.

"Não é somente o turista que tem oportunidade de conhecer a história da cidade, os maranhenses também. Como é bom o ludovicense, o maranhenses e o turista serem recebidos assim no Centro Histórico, que é nosso patrimônio. A preservação desse patrimônio passa pelo conhecimento", destacou a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

Para o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Maurício Itapary, o movimento no Centro é um reflexo da revitalização do espaço a partir de um pacote de obras realizadas no Centro Histórico pelo órgão em parceria com a Prefeitura de São Luís. "Vendo as famílias voltarem a esta área para participar de eventos como o Passeio Serenata, além de de outras atividades como o Sarau Histórico, é de muita alegria para nós", disse o superintendente.


Em seis paradas durante o itinerário do Passeio Serenata, atores maranhenses interpretam personalidades imortais do Maranhão, como o Barão das Laranjeiras, Daniel de La Touche, Apolônia Pinto, Reinaldo Faray e Barões de Anajatuba, que através do teatro recortam passagens da história do Maranhão.

No meio do grande público magnetizado pela história e cultura, a atleta Iziane Marques se emocionou com o Passeio Serenata. "Achei excelente essa ideia. A prefeitura merece todas as honras por essa iniciativa realizada nesta área belíssima da cidade. O teatro facilita a compreensão da história. Estou feliz em participar no meio deste grande público, revendo um pouco da nossa história", disse a jogadora de basquete.


O estudante de teatro Caio Carvalho, 17 anos, morador da Vila Vicente Fialho, participou pela segunda vez do Passeio Serenata. "Desta vez estou aproveitando muito mais o passeio. É interessante porque, assim, podemos conhecer mais sobre a história de São Luís, sobre quem povoava a cidade no passado, além das músicas, que são muito agradáveis, e as interpretações teatrais que causam muita emoção", disse Caio.

PROGRAMAÇÃO REVIVA 2019

Neste sábado (3), a programação do Reviva leva o Arte na Praça para o Complexo Deodoro, com apresentação de jazz e blues com a cantora Gabriela Marques a partir das 18h30. Já no domingo (4), o Arte na Praça oferece recreação infantil, a partir das 17h, com o grupo Be Happy, também no Complexo Deodoro. Ainda no espaço, dia 8 de agosto acontece o Sarau Histórico com o tema Panteon Maranhense, às 19h, e na quarta-feira (21) será realizada uma edição do Passeio Serenata, com saída às 19h da Praça Benedito Leite. A programação do Reviva se estende até dezembro com atividades como o Sarau, o Passeio Serenata e o Roteiro Reggae.

0 comentários:

Postar um comentário