quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Organização educacional é parceira da Prefeitura de São Luís na gestão do prefeito Edivaldo e atua em conjunto nos eixos de formação continuada, currículo e avaliação escolares


O Prefeito Edivaldo Holanda Junior recebeu, na manhã desta terça-feira (13), representantes da Fundação Lemann, organização educacional com a qual a Prefeitura de São Luís tem parceria de prestação de consultoria na área, visando à melhoria da aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino e o desenvolvimento da educação básica na capital. Na ocasião, foi discutido o trabalho executado por meio da parceria que tem contribuído principalmente em três eixos de atuação: formação continuada, currículo e avaliação. Participaram da reunião a diretora de Educação da Fundação Lemann, Camila Pereira, o coordenador de Projetos da instituição, Bruno Betat, o secretário municipal de Educação (Semed), Moacir Feitosa, além de gestoras e coordenadoras de área da Semed.

São Luis foi uma das 25 cidades brasileiras selecionadas pela Fundação Lemann para participar das ações educacionais do programa "Formar", iniciativa instituída pela organização. A capital maranhense foi contemplada por atender aos critérios que dizem respeito ao engajamento da gestão municipal em favor da educação de qualidade no município, implementada por meio de uma gama de iniciativas com essa finalidade, a exemplo do programa "Educar Mais", uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, tendo como foco principal a aprendizagem, a formação continuada de docentes, o monitoramento, a melhoria da gestão e da infraestrutura das unidades escolares, entre outros aspectos.

"Esta é mais uma parceria exitosa que firmamos com o propósito de qualificar a aprendizagem de nossos alunos, fortalecer a educação municipal e elevar os indicadores da educação básica a patamares cada vez melhores. A parceria com a Fundação Lemann, além de reconhecer o trabalho que realizamos na área, é mais um instrumento que o nosso sistema educacional utiliza em benefício da qualidade da aprendizagem, da melhoria da gestão escolar e da qualificação de nossos educadores", afirmou o prefeito Edivaldo.

Na reunião, a diretora de Educação da Fundação Lemann, Camila Pereira, também destacou a parceria entre a Prefeitura de São Luís e a instituição, como fundamental no processo de melhoria da educação básica na capital maranhense.

"A fundação está muito feliz com essa parceria celebrada com o município para melhorar a qualidade da educação local. A Educação de São Luís tem uma equipe muito comprometida, querendo fazer a diferença, e está avançando muito em políticas que são realmente relevantes para a aprendizagem dos alunos e colocá-los no centro do processo educacional. E a Fundação acredita na gestão, por isso estamos aqui como parceiros, porque acreditamos nos resultados dessas ações que, com certeza, vão trazer melhorias para aprendizagem dos alunos e para o desenvolvimento do município, porque a evolução educacional dos alunos, das pessoas, reflete, consequentemente, no crescimento da cidade em diversos aspectos", observou Camila Pereira.


AÇÕES

O titular da Semed, Moacir Feitosa, explicou que a parceria celebrada entre a Prefeitura de São Luís e a Fundação Lemann compreende ações incluídas nos eixos da formação continuada, currículo e avaliação. Na área na formação continuada já foi ministrado o curso Mathema, capacitação destinada a professores de matemática do 6º ao 9º anos. Também promoveu a capacitação Gestão em Sala de Aula, voltado para 80 coordenadores pedagógicos. E nesta quinta-feira (15) inicia o curso Técnico de Acompanhamento, destinado a 40 profissionais. A capacitação será realizada em 18 meses, com carga horária de 189 horas.

Na área curricular, a Fundação desenvolve consultoria em apoio à reformulação curricular, para melhoria dos conteúdos aplicados. Todos os meses técnicos da Fundação Lemann se reúnem com grupos de trabalhos da educação municipal para avaliar os processos e incrementar as ações na área.

Já na área da Avaliação, a Fundação colabora no sentido de realizar o acompanhamento do trabalho desenvolvido na educação municipal e propõe ações de melhoria em aspectos identificados pelo Sistema Municipal de Avaliação Educacional de São Luís (Simae), que é um método próprio de avaliação de proficiência dos alunos, criado pela Prefeitura de São Luís para conhecer o nível educacional dos estudantes da rede e da realidade escolar. É um programa de avaliação em larga escala, que garante ao gestor escolar e ao professor as ferramentas e dados para diagnósticos capazes de auxiliar na elaboração de soluções para os problemas identificados na educação municipal.

"A parceria com a Fundação Lemann contribui para qualificar a governança na área pedagógica, melhorando também a gestão das salas de aulas. O resultado disso será, sem dúvida, o crescimento social e equânime da aprendizagem das crianças, no tempo e na idade certa. A ações também qualificam a formação de todos os professores para aquilo que os alunos precisam aprender para promover o seu desenvolvimento cognitivo e emocional", observou o secretário.

Também participaram da reunião o ex-prefeito do município cearense de Sobral, Veveu Arruda, cidade também contemplada pelas ações da Fundação Lemann; a secretária adjunta de ensino, Maria de Jesus Gaspar Leite, a coordenadora de Formação de Coordenadores Pedagógicos, Francisca Lima, e a coordenadora do Centro de Formação do Educador, Rosa de Fátima Damasceno.


FUNDAÇÃO

A Fundação Lemann é uma organização sem fins lucrativos que colabora com iniciativas para desenvolvimento da educação pública em todo o Brasil e, também, apoia pessoas comprometidas em resolver grandes desafios sociais do país. Além da rede municipal de ensino de São Luís, a instituição mantém parceria com outras 24 redes públicas de educação, apoiando mais de dois mil profissionais da educação, entre equipes de secretarias municipais e estaduais, gestores escolares e professores, além de contribuir com a aprendizagem de um milhão de alunos.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário