segunda-feira, 12 de agosto de 2019
Programação cultural gratuita é realizada em praças do Centro Histórico de São Luís com música, teatro, dança e muito mais


Os fins de semana estão recheados de cultura para todas as idades em ações do Programa Reviva Centro, iniciativa da Prefeitura de São Luís, na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. O Centro Histórico foi tomado neste fim de semana por uma vasta programação que contemplou música, teatro e outras atrações culturais no Complexo Deodoro e na Praça Benedito Leite. A ação, realizada no sábado e domingo, visa movimentar os espaços centrais da cidade durante os fins de semana com opções de qualidade para toda a família.

No sábado (10), no Complexo Deodoro, muito rock and roll e blues, canções nacionais e internacionais interpretadas pela Banda Altas Doses. No domingo (11), Dia dos Pais, a programação do Reviva Centro teve início na Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite, com apresentações diversas. Já no Complexo Deodoro, os grupos Nave e Cara de Palco animam a tarde do público infantil com brincadeiras, jogos e atrações musicais. No espaço a plateia também se divertiu com palhaços, contações de histórias e músicas engraçadas.

"Seguimos avançando nas políticas culturais aos ludovicenses e o prefeito Edivaldo foi muito assertiva nesta ação para movimentar Centro Histórico da cidade, especialmente aos sábados e domingos, quando a área costumava estar deserta. Vemos que o público tem abraçado a programação e dado um retorno positivo. Desta maneira, a gestão municipal decidiu estender o programa até dezembro, com outras atrações que envolvem a cultura e valorizam os artistas locais, como o Arte na Praça e Passeio Serenata", destacou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.


A Banda Altas Doses tem cinco anos de atuação, formada por experientes músicos maranhenses, sendo eles: Flávio Eduardo (vocalista), Jacó Viana (guitarrista), Fernando Aquino (baixista) e Caio Kaiser (baterista); além do poeta Marcello Chalvinski. Eles transitam entre o rock e o blues, com poesia declamada entre as músicas. Atualmente a banda está em fase de gravação do novo álbum, intitulado, 'O amor é um cão', a novidade também é a mistura de poesia com blues, que começou sendo concebida durante o show 'Belchior blues' e acabou virando ingrediente definitivo na química da banda.

Esta foi a primeira vez que tocaram no Complexo Deodoro. "Estamos no coração da cidade e preenchendo esse espaço com arte, com música, com cultura. Esse projeto é muito importante pelo resgate da arte ao Centro, movimentando e revitalizando o que antes estava abandonado. Temos aqui pessoas de todas as idades e iniciativas assim inibem a violência, a arte vai contra essa maré e traz uma nova perspectiva para a vida de cada um", enfatizou o poeta Marcello Chalvinski.

Via-se na plateia desde crianças até idosos. Exemplo disso era a ludovicense Titania Ribeiro, que foi prestigiar a programação acompanhada de sua filha Claudia Raíssa, de 12 anos, e sua amiga Letícia de Paula. Elas disseram participar sempre dessas ações da Prefeitura. "Nós estamos achando ótima a programação, viemos assistir a peça 'Pão com Ovo', outro dia que teve jazz e hoje. Esperamos que a Prefeitura continue realizando atividades como essa, assim como a Feirinha São Luís que é maravilhosa", disse Letícia de Paula.


REVIVA

O Programa Reviva Centro leva programação cultural gratuita a praças do Centro Histórico de São Luís, com música, teatro, dança e muito mais. Um dos objetivos é promover a revitalização da área central da cidade. As atividades alcançam locais como o Complexo Deodoro, a Praça Benedito Leite e a Praça da Mãe d'Água, além de outros espaços da área central de São Luís e inclui apresentação musical de choro, jazz e blues, atividades recreativas para as crianças e apresentações culturais no espaço da Feirinha São Luís.

Além dos turistas, os ludovicenses são os que mais têm comparecido e aprovado o Programa. "Estou gostando bastante, principalmente por morar aqui perto da Deodoro e ver a praça movimentada. Toda vez que tem algum evento eu venho e participo. Fiquei mais feliz ainda quando soube que a programação se estendeu, com certeza virei outros dias", contou Milton Passos, morador do Centro de São Luís.

0 comentários:

Postar um comentário