sábado, 31 de agosto de 2019
Evento, promovido pela gestão do prefeito Edivaldo, foi em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e programação contou com exposição e apresentações culturais


Exposição de artesanato e pintura, apresentações de dança, teatro e bumba meu boi marcaram, esta semana, a V Mostra Cultural do Centro-Dia Adulto e Centro-Dia Infantil, alusiva a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual. Na ocasião, os participantes puderam expor trabalhos resultantes das atividades desenvolvidas nos equipamentos sociais da Prefeitura de São Luís e geridos pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência (Semcas), em parceria com o Instituto Pobres Servos da Divina Providência. Os Centros-Dias são parte da política da Assistência Social implementada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Para a titular da Semcas, Andréia Lauande, a V Mostra Cultural confirma o compromisso e os resultados positivos dos trabalhos realizados pelos profissionais. "A iniciativa mostra o avanço individual de cada uma das pessoas atendidas pelo Centro, que diariamente superam seus limites. Tudo é pensado com muito cuidado e carinho, cada oficina terapêutica, atividade pedagógica, para proporcionar inclusão, integração e desenvolvimento", disse a gestora da pasta acrescentando que essas e outras ações segue a orientação do prefeito Edivaldo.

Esse é o primeiro ano que o Centro-Dia Infantil integra a mostra. A união das duas unidades deu mais brilho, cor e beleza a tudo que estava sendo apresentado ao público, que além de apreciar as apresentações artísticas também puderam adquirir as produções manuais feitas pelos próprios usuários e suas famílias.


Durante a mostra foram expostos materiais produzidos durante as atividades desenvolvidas no Centro-Dia como pintura, esculturas, pesos de porta, porta-objetos com materiais reciclados. Esse ano, a V Mostra trouxe como novidade, uma sala audiovisual, com vídeos e fotos das ações realizadas e depoimentos de quem frequenta o local.

Vera Lúcia Santos, 49 anos, mãe Caio Willian, 23, inserido na Unidade há quatro anos revela as dificuldades iniciais e como hoje ela e o filho estão totalmente integrados. "Não foi só o Caio o beneficiado, mas toda a família. Ainda vivemos em sociedade excludente com dificuldades de incluir as pessoas com deficiência, então nós éramos muito reservados, na verdade, nós vivemos meio que um isolamento social, e aqui tudo mudou. Estamos completamente integrados com as outras famílias e trabalhadores", desabafou Vera Lúcia.


"A Mostra promove a inclusão social, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, pois a unidade fica aberta para visitação da comunidade e a visibilidade das habilidades e talentos dos usuários e cuidadores familiares", explicou a coordenadora do Centro-Dia Adulto, Dina Mara dos Santos.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário