segunda-feira, 12 de agosto de 2019
O evento acontecerá dia 15, no Multicenter Negócios e Eventos e é resultado de esforços conjuntos do Ministério do Turismo, Governo do Estado e Sebrae.


São Luís - O Ministério do Turismo, a Embratur, o Governo do Estado do Maranhão e o Sebrae estão organizando o Seminário Investe Turismo – Rota das Emoções em São Luís. O evento contará com a presença do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, acontecerá no próximo dia 15 de agosto, Salão de eventos do Multicenter Negócios e Eventos, localizado no Altos do Calhau.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae, Albertino Leal, a iniciativa reunirá os atores públicos e privados ligados à atividade turística. “O principal objetivo é apresentar o escopo, a situação das ações e do projeto que será desenvolvido no Maranhão por meio do Programa Investe Turismo - Rota das Emoções”, comentou.

Na programação está previsto a apresentação de linhas de crédito, tais como as do Fungetur e Prodetur Mais Turismo, e mecanismos para auxiliar na estruturação e formalização da atividade turística na área da Rota das Emoções que foi uma das 30 rotas turísticas contempladas pelo Programa.

Além desses objetivos, o Ministérios do Turismo, a Embratur ao Governo Estadual e o Sebrae, com o Seminário Investe Turismo pretendem sensibilizar prestadores de serviços turísticos para a formalização, por meio do cadastro no Cadastur e apresentar os serviços disponíveis do Sebrae que atendem ao setor turístico. “A programação está bem diversificada e trará muitos aspectos que nossos empresários e o poder público precisam prestar a tenção”, completou Leal.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a intenção do programa é desenvolver as vocações do turismo nas rotas contempladas, fazendo da indústria de Viagens um impulso econômico para toda a região.

“Estamos aproveitar todas as belezas dessa que é uma das mais belas costas litorâneas do mundo, ampliando as oportunidades de investimentos e apoiando a geração de novos negócios que qualifiquem a experiência do turista. É hora de converter nosso potencial turístico em negócios, empregos e renda” destacou o ministro.

As inscrições para participar do evento poderão ser feitas pela loja virtual do Sebrae, cujo endereço eletrônico é https://loja.ma.sebrae.com.br/loja/evento/1830883.

MARANHÃO


Os cinco municípios da Rotas das Emoções e São Luís, que é um dos portais de entrada do roteiro, estão entre os 56 municípios do Nordeste que serão contemplados pelo programa Investe Turismo, desenvolvido conjuntamente pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur e que investirá cerca de R$ 200 milhões nas cidades selecionadas para o programa em todo o país. Para o Maranhão, estão destinados R$ 2,3 milhões. 

A iniciativa vai levar um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços
voltados para 26 regiões turísticas dos nove estados nordestinos. A meta é unir setor público e iniciativa privada para preparar e promover a competitividade de dez rotas turísticas estratégicas de toda a macrorregião.

A Rota das Emoções é um roteiro integrado que envolve 15 cidades de três estados: quatro no Piauí (Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba) cinco no Ceará (Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara) e seis no Maranhão (Araioses, Barreirinhas, Paulinho Neves, Santo Amaro, Tutóia e Tutóia). Fortaleza e São Luís são considerados os portais de entrada do roteiro por terem infraestrutura aeroportuária apropriada para receber voos nacionais e internacionais. 

Os grandes atrativos do roteiro são o Delta do Parnaíba, no Piauí, o único em mar aberto das Américas; o Parque Nacional dos Lençóis, no Maranhão, um aglomerado de dunas e lagoas de beleza singular; e Jericoacoara, no Ceará, local de vento e água, propício para a prática de esportes náuticos.

Além dos municípios maranhenses da Rota das Emoções, destinos como Fernando de Noronha, em Pernambuco; Maragogi, em Alagoas; Canindé de São Francisco, em Sergipe; Porto Seguro, na Bahia; Jericoacoara, no Ceará; São Raimundo Nonato, no Piauí; Cabedelo, na Paraíba e Parnamirim, no Rio Grande do Norte, serão beneficiados pelos investimentos. A ideia é que os projetos a serem implementados aumentem a qualidade da oferta turística das rotas selecionadas na região Nordeste.

PLANO 

Segundo o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, a combinação de cultura e beleza cênica do litoral nordestino fazem dessa região um destino com alto potencial de desenvolvimento. “O Programa Investe Turismo contribuirá para fortalecer a geração de diferenciais competitivos para o Nordeste, que sempre está inovando para atrair mais turistas”, ressaltou.

O Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho, afirmou que o apoio ao turismo no Maranhão é um dos eixos estratégicos que norteia o trabalho da instituição no estado. "Apoiamos as ações neste segmento porque acreditamos no potencial que o turismo tem para criar valor para o estado e nos ajudar a garantir renda para quem vive no Maranhão e ter um ambiente com qualidade de vida para os maranhenses", comentou Coelho.   

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, comentou que a escolha dos municípios dos Lençóis Maranhenses coroa um trabalho de 12 anos de ações e investimentos da instituição no destino, que já renderam inclusive prêmios nacionais, como a implantação do sistema de voucher eletrônico em Barreirinhas. 

“Há mais de uma década o Sebrae vem trabalhando nos municípios da Rota da Emoções e a escolha deste roteiro para participar desta iniciativa é um reflexo desse trabalho e das parcerias já estabelecidas com o poder público e a iniciativa privada local. Sabemos que ainda há muito potencial para ser explorado, mas o trabalho estruturante que estamos fazendo nos últimos anos credenciou as cinco cidades e a capital para serem contemplada neste programa do Ministério do Turismo. São com ações como essa que o Sebrae mostra como trabalha para desenvolver soluções para o combater o desemprego no Brasil”, finalizou Leal.

0 comentários:

Postar um comentário