segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Biblioteca Pública Benedito Leite abre exposição “Informação com Acessibilidade”. A mostra ficará aberta durante todo o mês de setembro no prédio da Biblioteca, Praça do Pantheon, centro de São Luís.

Na mostra o público poderá ver diversos equipamentos de tecnologia assistiva, filmes e vídeos com audiodescrição, jogos adaptados, livros em braille e audiolivros, e outros recursos que facilitam a integração da pessoa com deficiência.

Para a diretora da Biblioteca Benedito Leite, Aline Nascimento, a luta pela inclusão garante o direito e autonomia a todos.

“A Biblioteca, além de ser uma referência em acervo com recursos de acessibilidade, realiza constantemente um conjunto de ações voltadas para acolher, integrar e promover a acessibilidade na cultura”, afirmou Aline.

Atualmente, a Biblioteca realiza o projeto Cinema na Biblioteca, com exibição semanal de filmes com audiodescrição. Esse e outros projetos como participação em feiras de livros e ciência e tecnologia, tem chamado a atenção do público. Além disso, a Biblioteca dispõe em seu acervo mais de 3 mil livros em braille, 844 audiolivros, 42 filmes com audiodescrição, além de equipamentos de tecnologia assistiva como impressora braille, lupa eletrônica, teclado colmeia, linha braille e computadores com leitores de tela.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro no Brasil. Segundo dados do IBGE (2010), o número de pessoas com algum tipo de deficiência no país representa 23,9% (45,6 milhões de pessoas). A data tem por objetivo conscientizar sobre a importância da inclusão, cidadania e participação plena na sociedade das pessoas com deficiência.

Serviço

O QUÊ: Exposição “Biblioteca Pública Benedito Leite: Informação com Acessibilidade”
QUANDO: 3 a 30 de setembro
ONDE: Biblioteca Pública Benedito Leite, Praça do Pantheon, centro de São Luís.

Informação: Sectur 

0 comentários:

Postar um comentário