domingo, 15 de setembro de 2019
Evento ocorre aos domingos, das 8h às 15h, na Praça Benedito Leite e reúne artesanato, produtos agroecológicos, gastronomia e atrações culturais


A Feirinha São Luís retorna suas atividades neste domingo (15), após uma pausa no fim de semana de intensa programação de show em comemoração ao aniversário de São Luís. Iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, o evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e reúne, na Praça Benedito Leite, Centro Histórico da capital, todos os domingos, das 8h às 15h, venda de artesanato, de produtos agroecológicos provenientes da agricultura familiar rural, gastronomia e ainda atrações culturais. A ação movimenta a economia criativa da cidade, gera renda e estimula a criação de novos modelos de negócios, além de integrar um pacote de ações da gestão do prefeito Edivaldo para a revitalização da área central da cidade.

Neste domingo (15), além da tradicional venda de produtos artesanais e de alimentação, bem como frutas e verduras direto do pequeno produtor, quem for à Praça Benedito Leite poderá aproveitar uma programação que traz Música Popular Brasileira com shows da cantora Maria Clara e do intérprete Mario Filho, respectivamente. Antes deles, o Instrumental Tangará comandará a festa, fazendo uma homenagem aos 407 anos de São Luís com um repertório que contempla o melhor do chorinho. O tambor de crioula, grupo de capoeira e a Banda da Feirinha são presenças certas na programação deste domingo.

"Continuamos incentivando o pequeno produtor rural, os artesãos, os novos modelos de negócios que surgem com a Feirinha São Luís. O programa deu vida nova ao Centro Histórico, movimenta a economia, gera emprego e renda a partir de uma iniciativa do prefeito Edivaldo", disse o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues.


NEGÓCIOS

Há pouco mais de dois do seu lançamento, a Feirinha São tem gerado números expressivos e incentivado empreendedores a abrirem negócios diferentes do que o mercado costuma ver. É o caso do Yan Raul Freitas, de 25 anos. Ele e sua família produziam alimentos em conserva para consumo próprio. Ao perceberam o interesse de amigos, decidiram comercializa a produção. A Feirinha foi a porta de entrada para o início das atividades.

"Nós utilizamos picles, que é um processo de transformação de qualquer legume ou vegetal em conserva. A ideia surgiu na minha família. A gente tinha bastante pimenta em casa, por conta da plantação do meu pai. Começamos a fazer a conserva de um produto ou outro para consumir depois. Com as visitas e colaboração de amigos, começamos a comercializar esse material e agora vendemos na Feirinha São Luís", comentou o produtor.


Outro que que desenvolveu um modelo de negócio diferente foi o contador Fernando Pereira Mendes. Ele é figura certa na Feirinha. Com sua capa de super-herói, seu bom humor e um garrafão de licor de maracujá, percorre todo o espaço da feira para vender seu produto. Além do licor, ele e sua esposa vendem sucão trufado.

"Eu presto serviço de contabilidade em um determinado horário. Hoje a contabilidade exige muito do contador, não que eu não esteja preparado, e a remuneração não satisfaz nossas necessidades. Com a venda de nossos produtos, consigo tirar um pouco mais. Nós trabalhamos com um leque de mais de 23 tipos de sabores de sucão gourmet, bolo de pote, além do licor trufado, que é sucesso aqui na Feirinha. Nosso objetivo é trazer para nossos clientes produtos de qualidade e preços acessíveis. Tudo é feito em casa", contou.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário