quarta-feira, 11 de setembro de 2019
Dezesseis cursos de iniciação e qualificação, presenciais e a distância, foram ofertados pela entidade do Sistema FIEMA, ao longo do ano de 2019.


SÃO LUÍS – Cerca de 350 novos profissionais, formados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA), foram certificados na segunda-feira, 9 de setembro, fruto de uma parceria entre a entidade do Sistema FIEMA e a Prefeitura de São José de Ribamar. Ao todo, foram concluídas e certificadas 16 turmas realizadas em 2019, dos cursos de Confeitaria, Assistente Administrativo (presencial e a distância), Operador de Computador, Designer Sustentável, Panificação, Pizzaiolo e Confecção de Peças em Máquina Industrial Reta e Overloque, nas modalidades iniciação e qualificação.


Letiane Mônica dos Santos Gomes, 38 anos, está entre os jovens e adultos da comunidade em geral, atendidos pela parceria. “Eu não sabia costurar. Minha mãe era costureira, mas nunca aprendi com ela. Quando soube do curso de confecção aqui em Ribamar, fiquei na fila até consegui a vaga no SENAI. Hoje, já costuro e estou até vendendo as minhas peças”, contou orgulhosa, segurando o certificado do curso de Confecção de Peças de Máquina Industrial Reta e Overloque do SENAI.

Atender remotamente, a distância e via unidades móveis é uma das vantagens do SENAI, que oferece cursos inclusive nos municípios onde não possui unidade fixa, como é o caso de São José de Ribamar. Josiane Pereira da Silva, 33, por exemplo, estava trabalhando e cuidando dos filhos, quando fez o curso, por isso, optou por se qualificar na modalidade educação a distância, que dava a ela mais flexibilidade nos horários. “Foi muito bom, porque nem sempre a gente tem tempo de estar em uma turma, então tirava uma hora do dia que tinha livre para estudar. Quando não tinha internet, ia à casa do vizinho, dos amigos para compensar a aula”, disse a vendedora ambulante, que em três meses concluiu o curso de Assistente Administrativo. Aos que não tinham internet, a prefeitura também reservou um espaço com computadores, para facilitar o acesso aos cursos.

Segundo o prefeito do município, Eudes Sampaio, a parceria com o SENAI aproxima a comunidade ribamarense da educação profissional e das oportunidades que uma qualificação profissional traz. “Esses cursos são importantíssimos, são de alta qualidade, a gente conhece o trabalho do SENAI, sabe da forma profissional como tem trabalhado há muitos anos, não só no Maranhão, mas no Brasil inteiro, e nós não podemos deixar o cidadão ribamarense de fora disso. Então, essa parceria só aproxima o nosso povo das oportunidades que os cursos do SENAI oferecem”.

A coordenadora de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do SENAI Maranhão, Scheherazade Bastos, frisou, na solenidade, o compromisso da entidade em formar cidadãos e gerar oportunidades de empregabilidade. “Esse é nosso maior legado. A educação permite a realização de sonhos e tenho certeza que cada um que se forma aqui hoje, tem uma história para contar, uma história de como o SENAI transformou a sua vida e de como a partir desse certificado, vai construir uma vida nova”.


Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário