Assembleia Legislativa

quinta-feira, 19 de setembro de 2019
Diversos espaços vinculados ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secma), irão oferecer oficinas, exposições, palestras e visitas guiadas durante a 13ª Primavera de Museus, desta segunda-feira, 23 até domingo, 29. Todos têm entrada franca.

A programação completa pode ser conferida nas redes sociais dos museus ou da Secma, instagram.com/cultura.maranhao, twitter.com/secma_cultura e Site https://bit.ly/2Zbnupn

A Casa de Nhozinho abre a exposição “As mulheres, o buriti e o artesanato em São Luís”, no dia 23, às 16h, e no mesmo dia oferece as palestras “O Museu como lugar de memória”, 9h, e “O Museu Casa de Nhozinho e sua abordagem sobre o cotidiano do Povo Maranhense”, às 14h.

Já na Casa do Tambor de Crioula acontece a Oficina Saberes Tradicionais, com técnicas de confecção de tambores, afinação de instrumentos, cantos e toques, tudo relacionado a prática do Tambor de Crioula do Maranhão. O espaço oferece ainda visita mediada e apresentação de grupos no dia 25.

O filme “Uma noite no Museu”, 1 e 2, será exibido no Museu da Fundação Memória Republicana (Convento das Mercês), em sessão especial de cinema com pipoca para divertir a garotada, de 24 a 26. E tem programação para adultos também com a oficina de dança ministrada pela professora Patrícia Medeiros, além de exposições e visita guiada.

Na Casa do Maranhão, que abre a temporada no dia 23, a partir das 9h, com mesa redonda e participação de diversos representantes de museus, a programação conta ainda com ação educativa e visita pelos espaços da casa.

Na cidade de Alcântara o Museu Histórico terá a segunda edição do projeto “Noite sobre Alcântara” no dia 27 com visita noturna e sarau poético. O espaço oferece ainda palestras, premiação do concurso “Alcântara sob traços, letras e texto” e visita mediada aos espaços do Museu Histórico e no Museu Casa Histórica de Alcântara, este último vinculado ao Governo Federal.

A 13ª Primavera dos Museus conta ainda com a participação do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Museu de Arte Sacra, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Casa de Cultura Josué Montello, Palácio dos Leões, Centro de Arqueologia e História Natural, Museu de Artes Visuais, Centro de Cultura do Engenho de Pindaré-Mirim, além de museus federais, privados e pontos de memória existentes no estado do Maranhão.

O evento envolve museus de todo país, e é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Neste ano o tema “Museus por Dentro, por Dentro dos Museus” tem como proposta o fortalecimento da relação públicos/museu a partir da ótica da preservação enquanto ato compartilhado entre o cidadão e o seu bem cultural.

Informação: Sectur 

0 comentários:

Postar um comentário

Fiema

Pousada do Buriti

Yes

Duvel